(Foto: Claudio Neves)
34 milhões de toneladas e liderança em 4 setores: os números que fazem do Porto de Paranaguá um gigante
Movimentação no 1º semestre superou 34 milhões de toneladas, impulsionada pela liderança nacional na exportação de farelo, óleo de soja e carnes, e na importação de fertilizantes.
O melhor semestre da história
Os portos do Paraná registraram o melhor primeiro semestre de sua história em 2025. A movimentação total de cargas atingiu a marca de 34,2 milhões de toneladas, um crescimento de 1,4% sobre o mesmo período do ano passado e um novo recorde.
O resultado positivo, segundo a Portos do Paraná, foi fruto de uma operação consistente, sem filas para atracação e com alta produtividade, mesmo diante de um cenário econômico e sanitário desafiador. “Este é o melhor semestre da nossa história”, comemorou o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.
Liderança nacional: os produtos que puxam o crescimento
O recorde foi impulsionado pela liderança do Paraná em segmentos estratégicos do agronegócio brasileiro. Na exportação, o estado foi responsável por embarcar 30% de todo o farelo de soja e 64% de todo o óleo de soja do Brasil.
O terminal paranaense também se consolidou como o principal exportador de carnes em contêineres, respondendo por 34% da movimentação nacional. Na importação, o destaque foi a liderança no desembarque de fertilizantes, com 27% de participação no mercado brasileiro.

O futuro em construção: o Moegão Ferroviário
Para dar suporte a esse crescimento contínuo, a Portos do Paraná está realizando investimentos pesados em infraestrutura. O principal deles, já em andamento, é o Moegão, uma obra de mais de R$ 600 milhões que vai revolucionar a descarga de grãos.
A nova estrutura aumentará a capacidade de recebimento de vagões de 550 para 900 por dia, otimizando a logística e, ao mesmo tempo, reduzindo o impacto do tráfego de trens na cidade de Paranaguá.
A próxima fronteira: o píer em T e os investimentos bilionários
Olhando para o futuro, o próximo grande projeto será a construção do Píer em T, um investimento de mais de R$ 2,2 bilhões (com R$ 1,2 bilhão da iniciativa privada e R$ 1 bilhão do Estado).
A nova estrutura criará quatro novos berços de atracação, permitindo a operação de navios maiores e mais que dobrando a velocidade de embarque de granéis. O projeto visa consolidar o Corredor de Exportação Leste como um dos mais eficientes e modernos do mundo.
Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná
- Paraná amplia liberdade econômica: 975 atividades agora têm dispensa de alvarás e licenças - 3 de outubro de 2025
- A trilha sonora de uma geração: Paralamas celebram 40 anos com show de clássicos em Curitiba - 3 de outubro de 2025
- Litoral recebe mais de 1.100 atletas para a grande celebração do esporte sênior - 3 de outubro de 2025