(Foto: Jiji Press)
Onda de frio extremo: Nevascas no Japão deixam ao menos 30 mortos e centenas de feridos
Situação é crítica em províncias como Niigata e Aomori, onde o Exército foi acionado para socorrer moradores ilhados. País se prepara para eleições gerais neste domingo sob alerta meteorológico.
O Japão enfrenta um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos. Autoridades confirmaram nesta terça-feira (3) que fortes nevascas causaram a morte de pelo menos 30 pessoas nas duas últimas semanas. Além dos óbitos, o mau tempo deixou 324 feridos em todo o arquipélago e nove mortes adicionais estão sob investigação para confirmar a relação com o clima.
A província de Niigata, na região central, foi a mais afetada em número de vítimas, registrando 12 mortes. Já em Aomori, no norte da ilha de Honshu, a situação física é dramática: áreas isoladas registraram acúmulos de neve que chegam a 4,5 metros de altura.
Tragédia silenciosa
Muitas das vítimas são idosos tentando limpar suas propriedades. Um dos casos mais emblemáticos relatados pela polícia local foi o de Kina Jin, de 91 anos. Seu corpo foi encontrado soterrado sob três metros de neve em frente à sua casa em Aomori. Uma pá foi localizada ao lado dela, indicando que a idosa foi atingida por uma avalanche vinda do telhado enquanto tentava limpar a entrada da residência.
O governador de Aomori, Soichiro Miyashita, descreveu o cenário como de “risco iminente”. Na capital da província, paredes de neve de 1,80m cobrem as ruas.
“O risco de acidentes fatais devido à queda de neve dos telhados ou ao colapso de edifícios é iminente”, alertou Miyashita, que solicitou formalmente ajuda militar.
Resposta do Governo e Eleições
A primeira-ministra Sanae Takaichi convocou uma reunião de emergência de seu gabinete, ordenando mobilização total para proteger vidas. O governo já enviou as Forças de Autodefesa (o exército japonês) para auxiliar na remoção de neve e no resgate de idosos.
O desastre climático ocorre em um momento político crucial. O Japão realiza eleições gerais antecipadas neste domingo (8) — a primeira vez desde a década de 1990 que o pleito ocorre em fevereiro.
A previsão do tempo indica uma leve subida de temperatura nesta quarta-feira (4), mas o frio deve retornar com força no fim de semana, justamente no dia da votação. A emissora estatal NHK informou que agências governamentais trabalham para garantir que as urnas cheguem aos locais de votação, enquanto Takaichi, favorita nas pesquisas para renovar seu mandato, pediu cautela aos eleitores no deslocamento.

Com informações de Agência Brasil
- Mais de 4,1 milhões de trabalhadores afastados por doença em 2025: dores nas costas e ansiedade disparam - 4 de fevereiro de 2026
- Onda de frio extremo: Nevascas no Japão deixam ao menos 30 mortos e centenas de feridos - 4 de fevereiro de 2026
- Vitrine do Agro: Show Rural espera 400 mil visitantes e deve movimentar até R$ 6 bilhões em Cascavel - 3 de fevereiro de 2026





