(Foto: Geraldo Bubniak)
Boletim do Simepar aponta instabilidade a partir desta segunda-feira (28), com possibilidade de geada no Sul e frio intenso, que pode trazer as menores temperaturas do ano até agora ao Estado.
O Paraná se prepara para uma mudança significativa nas condições climáticas a partir desta segunda-feira (28). A chegada de uma frente fria vinda do sul do país trará instabilidade, aumento na cobertura de nuvens, chuvas e uma queda nas temperaturas ao longo dos próximos dias. A previsão é do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que alerta para a necessidade de atenção com as alterações no tempo.
Previsão para esta segunda-feira (28)
Para hoje, segunda-feira (28), a previsão geral indica pancadas de chuva rápidas, concentradas principalmente nos períodos da tarde e noite. As temperaturas devem apresentar uma leve queda em relação aos dias anteriores, com máxima prevista de 22°C e mínima de 16°C em diversas regiões do Estado. A umidade relativa do ar permanecerá elevada, variando entre 77% e 96%, o que contribui para uma maior sensação de frio.
A chegada dessa frente fria é a principal influência para as alterações no tempo. O avanço de massas de ar polar é comum nesta época do ano e pode ocasionar quedas bruscas de temperatura, além de chuvas isoladas em diferentes pontos do Paraná. Para os moradores de Curitiba e Região Metropolitana, a previsão de chuva para o início da semana requer atenção especial no trânsito e ao planejar atividades ao ar livre. É recomendável o uso de guarda-chuvas e agasalhos leves para enfrentar as mudanças climáticas previstas para a capital.
Em uma análise inicial, o meteorologista do Simepar, Paulo Barbier, comentou sobre a situação: “Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e avançam lentamente em direção às regiões oeste e noroeste do Paraná. Neste momento, são registradas algumas chuvas isoladas próximo à fronteira com o Paraguai. Nas demais regiões do estado, o tempo permanece estável nesta madrugada. Em Curitiba e Região Metropolitana, há registros de nevoeiro, em algumas localidades de intensidades fortes, reduzindo a visibilidade”, disse Barbier.
Regionalmente, a partir desta segunda-feira (28), o sol predomina na região Oeste do Paraná, enquanto pancadas de chuva ocorrem entre o litoral e o Norte do estado.
Tendência para os próximos dias
A previsão para os próximos dias é de tempo instável no Paraná, com o avanço contínuo da frente fria. Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, é provável que o Estado registre as temperaturas mais baixas do ano até agora, com o clima frio se fazendo presente já ao longo do dia, e não apenas durante a noite.
Na terça-feira (29), o resfriamento se intensificará ainda mais, com a possibilidade de formação de geadas no extremo Sul do Estado. As temperaturas mínimas nesta região devem ficar em torno dos 5°C, ainda de acordo com as projeções do Simepar. O frio tende a permanecer entre quarta-feira (30) e quinta-feira (1° de maio), embora com menor intensidade e sem previsão de chuva para esses dias.
Previsões específicas para cidades
Para o início desta semana, as previsões específicas para algumas cidades paranaenses indicam variações:
- Cascavel: Na região Oeste, a semana começa com tempo limpo e temperaturas variando entre 13°C e 23°C.
- Pato Branco: No Sudoeste, pancadas de chuva podem acontecer, com a temperatura máxima chegando aos 22°C.
- Curitiba: Na capital, o tempo permanece chuvoso e as temperaturas devem oscilar entre 16°C e 22°C.
Fonte da previsão
As informações sobre a previsão do tempo para os próximos dias no Paraná são baseadas nas análises e projeções dos meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).