(Foto: Pedro Ribas)
A Campanha Maio Amarelo 2025 foi lançada nesta segunda-feira (5) em Curitiba com o tema ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’ e o anúncio de uma patrulha da Guarda Municipal focada na segurança do transporte coletivo.
Uma nova medida para ampliar a segurança dos usuários do transporte coletivo em Curitiba foi anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel nesta última segunda-feira (5), data em que foi celebrado o Dia Mundial do Trânsito e lançado oficialmente a Campanha Maio Amarelo 2025 na capital paranaense. A novidade é a criação de uma patrulha especializada da Guarda Municipal voltada especificamente para atuar na segurança do transporte coletivo.
Nova Patrulha da Guarda Municipal para o transporte coletivo
A nova patrulha da Guarda Municipal contará com equipes treinadas para ampliar a segurança nos ônibus, estações tubo e terminais de Curitiba. O foco da atuação será coibir crimes como furtos e casos de assédio, além de combater a prática perigosa da “rabeira”, em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento, especialmente nas vias exclusivas do transporte rápido.
“Nós buscamos morte zero no trânsito da cidade e vamos fortalecer ainda mais as campanhas educativas e de prevenção que já ocorrem o ano inteiro”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel durante o anúncio, ao lado do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna. O prefeito também destacou que a transparência na gestão do trânsito será ampliada, com a divulgação da arrecadação e aplicação dos recursos obtidos com multas.
Lançamento do Maio Amarelo 2025
O anúncio da nova patrulha ocorreu no contexto do lançamento da Campanha Maio Amarelo 2025 em Curitiba, que tem como tema este ano “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Ao longo deste mês, a Superintendência de Trânsito (Setran), por meio da Escola Pública de Trânsito ABC, realizará uma série de ações voltadas à prevenção e educação no trânsito. A programação inclui palestras em escolas municipais e empresas, além de blitze educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo, buscando conscientizar motoristas, passageiros e pedestres.
Melissa Puertas Sampaio, diretora da Escola Pública de Trânsito ABC, reforça o objetivo da campanha: “O objetivo é reduzir pela metade os números que nós temos hoje. Vamos focar a educação crianças e a conscientização dos adultos. O trânsito é feito de escolhas e escolhas corretas e seguras salvam vidas”, destacou.
Dados positivos na redução de mortes no trânsito
As ações educativas e de fiscalização realizadas pela Setran e a Escola Pública de Trânsito ABC têm refletido positivamente nos índices de segurança viária da cidade. De acordo com o relatório anual do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, com base em dados da Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba registrou uma redução significativa no número de mortes no trânsito ao longo dos anos.
Desde o início do Programa Vida no Trânsito, em 2011, até 2024, Curitiba registrou uma redução expressiva de 54,5% no número de mortes em acidentes de trânsito. Em 2024, o município atingiu o menor número absoluto de mortes desde o início do programa, com 141 óbitos registrados em 136 acidentes. Este número representa uma queda de 5,4% em relação a 2023, quando houve 149 mortes. Em 2011, no início do programa, 310 pessoas perderam a vida no trânsito da capital paranaense.
Programação do Maio Amarelo
A Campanha Maio Amarelo 2025 em Curitiba conta com uma programação diversificada ao longo do mês. Entre as atividades já agendadas:
- Projeto Trânsito Integrado nas escolas municipais: Ações de educação no trânsito ocorrem em diversas escolas, a partir desta terça-feira, 6 de maio, e seguem até o dia 30 de maio, em unidades como a Escola Municipal Tanira Regina Schmidt (06/05), Jornalista Arnaldo Alves Da Cruz (08/05), Durival de Brito e Silva (12/05), e outras ao longo do mês.
- Palestras Educativas em empresas: Visando conscientizar adultos sobre segurança no trânsito no trajeto casa-trabalho. No dia 13 de maio, haverá palestras em locais como Concorde Distribuidora (9h), Sesc da Esquina (11h), Dataprom (14h) e Urbs (16h).
- Lançamento do Projeto “O Trânsito e Eu”: Parceria com o Instituto Renault para usar óculos de realidade virtual na educação para o trânsito nas escolas. Lançamento será no dia 15 de maio, às 14h, na Escola Municipal Miguel Krug.
As iniciativas da Prefeitura de Curitiba, combinando fiscalização, educação e agora o reforço na segurança do transporte coletivo, buscam consolidar a redução de acidentes e mortes no trânsito da capital.
Com informações de Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba