(Foto: Divulgação)
Rio Open de Taekwondo 2025: Brasil recebe Mundial G2 com destaques olímpicos e paranaenses
O maior evento G2 da modalidade no Brasil reúne 378 atletas de mais de 30 países na Arena Carioca 1, incluindo destaques da seleção brasileira e promessas paranaenses, com transmissões ao vivo.
A Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, será o palco do Rio Open de Taekwondo 2025, que acontece entre os dias 27 e 31 de maio. O evento tem a importante classificação G2 na distribuição de pontos para o ranking mundial da modalidade, atraindo competidores de alto nível nas categorias cadete, júnior, adulta e máster. A semana também terá disputas no taekwondo paralímpico e do poomsae (exibição de movimentos e fundamentos do esporte).
O torneio adulto está agendado para sábado (31), e contará com a presença de 378 atletas vindos de mais de 30 países, divididos em 16 categorias (oito em cada gênero). Por ser o país-sede, o Brasil terá representantes em todas as faixas de peso, tanto no feminino quanto no masculino.
Esta é uma excelente oportunidade para a seleção brasileira adulta testar forças contra competidores de diversas escolas. De acordo com o site da World Taekwondo, todos os seus integrantes estão inscritos no Rio Open. Destaque para a presença do medalhista Olímpico de bronze em Paris 2024, Edival Pontes (BRA), o “Netinho”, que fará sua estreia em 2025 em torneios internacionais no Rio de Janeiro.
Retrospecto recente e atletas brasileiros em destaque
O Brasil teve um ano de 2024 de grandes resultados no esporte. Além do pódio nos Jogos Olímpicos, em dezembro passado Maria Clara Pacheco (BRA) foi bronze no Grand Slam Challenge, na China. Dias depois, o time brasileiro conquistou o título por equipes da Copa do Mundo, também em Wuxi. Na ocasião, a delegação do Brasil foi formada por Milena Titoneli, Maria Clara Pacheco, Edival Pontes, Henrique Marques e Luiz Aquino.
Entre os atletas do país no ranking mundial, Netinho é o melhor, ocupando a quarta colocação na faixa de peso até 68kg. No masculino -63kg, Gabriel Ramos é o oitavo melhor. Maria Clara Pacheco é a 14ª no feminino -62kg.
Diversos membros da seleção brasileira vêm de bons resultados internacionais. João Victor Souza Diniz (-68kg) faturou o Aberto dos Países Baixos em 2024 e, em 2025, obteve a prata no Aberto do Canadá. Pedro Arthur Alves Jesus (+87kg) foi bronze no Rio Open e vice-campeão do Aberto da Croácia, em 2024. Em -63kg, Guilherme Morais vai em busca do bicampeonato, após ter sido campeão no Rio de Janeiro na última edição do evento. Gabriel Ramos, que não integra o núcleo do time nacional, está também inscrito no Rio Open 2025, vindo de um título no Aberto da Bélgica e um bronze no Aberto dos Países Baixos, torneios realizados no passado mês de março.
Entre as mulheres, Caroline Gomes (-62kg) foi campeã no mais recente Aberto da Bélgica. Em 2024, quando ainda lutava nos -67kg, ela venceu o Aberto da Estônia. No mesmo ano, Raiany Pereira (-73kg) conquistou o Aberto dos Estados Unidos e Milena Titoneli (-67kg) – uma das atletas mais premiadas do Brasil na modalidade – foi ao topo do pódio nos Abertos do Canadá, da Polônia e da Albânia.
Atletas paranaenses na competição
O Paraná também terá forte representação no Rio Open.
Samuel José Rosa Gerber, de 16 anos, residente em Colombo, compete na categoria juvenil até 63 kg. Desde 2023, Samuel acumula títulos importantes como:
- Campeão da Copa Paraná, em Chopinzinho (2023 e 2024)
- Campeão do Campeonato Paranaense, em Maringá (2024)
- Campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro de faixas coloridas, ambos no Rio de Janeiro (2024)
- Bi-Campeão da Copa Rio Branco Open (2023 e 2025)
- Campeão da Copa Regional Leste/Sul do Paraná, em Ponta Grossa (2025)
Lutadores de Londrina também estão prontos para representar o Estado, sob o comando do Técnico Diogo Freire:
Juvenil Feminino:
- Natália Fragoso (-49kg)
Adulto Masculino:
- André Castro (-54kg)
- Bruno Yuji (-58kg)
- Daniel Pereira (-58kg)
- Nicolas Precinato (-74kg)
- Nicolas Pereira (-80kg)
Adulto Feminino:
- Maria Luiza (-53kg)
- Liz Madureira (-57kg)

Programação e onde assistir
Rio Open de Taekwondo 2025: programação
- Terça-feira (27 de maio): Congresso técnico.
- Quarta-feira (28 de maio): Disputas no taekwondo paralímpico e início do convencional com as categorias máster.
- Quinta-feira (29 de maio): Competições nas apresentações de movimentos (poomsae).
- Sexta-feira (30 de maio): Combates nas categorias cadetes e juniores.
- Sábado (31 de maio): Categorias adultas, feminina e masculina. Lutas programadas para início às 9h, com término previsto para as 19h (horários de Brasília).
Rio Open de Taekwondo 2025: onde assistir
O torneio será transmitido ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
- Alimentos com Marcas e Formatos Imperfeitos: Paraná Lidera Combate ao Desperdício e Reforça Orientações - 22 de janeiro de 2026
- Piscinas Plásticas de Verão: Economize Água com Medidas Simples e Evite Desperdício - 22 de janeiro de 2026
- Viagens Aéreas no Brasil Disparam: Aeroportos Registram Crescimento de 9,4% e Marca Inédita de 129,6 Milhões de Passageiros em 2025, Aponta Anac - 22 de janeiro de 2026

