Maio Laranja: PCPR prende 180 pessoas no Paraná em combate à violência contra crianças e adolescentes

Maio Laranja: PCPR prende 180 pessoas no Paraná em combate à violência contra crianças e adolescentes

(Foto: PCPR)

Maio Laranja: PCPR prende 180 pessoas no Paraná em combate à violência contra crianças e adolescentes


A Operação Caminhos Seguros, que durou um mês, mobilizou equipes em todo o estado, resultando na captura de foragidos por estupro de vulnerável e prisões em flagrante, além de intensas ações educativas.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a prisão de 180 pessoas em todo o estado entre os dias 30 de abril e 30 de maio. As capturas fazem parte da Operação Caminhos Seguros, uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em alusão à campanha Maio Laranja, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A PCPR mobilizou equipes dos Núcleos de Proteção às Crianças e Adolescentes Vítimas de Crime (Nucria), das Delegacias da Mulher e de outras delegacias estaduais, sob a coordenação da delegada Luciana Novaes, chefe da Divisão de Polícia Especializada. Os efetivos dos Nucrias de Cascavel, Maringá, Ponta Grossa e Londrina foram reforçados para intensificar as diligências e o cumprimento de mandados judiciais.

Resultados abrangentes e prisões em destaque

O esforço conjunto resultou na captura de 108 foragidos da justiça por crimes contra crianças e adolescentes, com destaque para o estupro de vulnerável. Em Ponta Grossa, por exemplo, um indivíduo com condenação de 23 anos, investigado desde 2015, foi preso. Em Paranaguá, outro homem foi encaminhado ao sistema penitenciário para cumprir uma pena de mais de 24 anos.

A operação também alcançou criminosos fora do Paraná. Três pessoas foram presas no Mato Grosso e outras três em São Paulo, Bahia e Santa Catarina, contando com o apoio das forças policiais desses estados.

Além dos mandados judiciais, a Operação Caminhos Seguros registrou 72 prisões em flagrante por diversos crimes contra o público-alvo, sendo 18 dessas autuações pelo crime de estupro de vulnerável.

As ações da PCPR também incluem o registro de 860 boletins de ocorrência, a instauração de 384 inquéritos e a solicitação de 158 medidas protetivas de urgência, visando aumentar a segurança das vítimas. O trabalho também envolveu a realização de oitivas, escutas especializadas e entrega de intimações judiciais.

“A cada ano, a PCPR tem aderido às operações nacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública em prol da proteção de grupos vulneráveis. Os resultados obtidos têm sido satisfatórios, pois conseguimos retirar de circulação diversos indivíduos investigados ou já condenados por crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Seguiremos firmes no compromisso de promover segurança e proteção desta população”, afirmou a delegada Luciana Novaes.

Maio Laranja: PCPR prende 180 pessoas no Paraná em combate à violência contra crianças e adolescentes
(Foto: PCPR)

Ações educativas e prevenção

Além da repressão, a PCPR investiu em 97 ações educativas ao longo do mês de maio, alcançando mais de 11 mil pessoas em todo o estado. Policiais estiveram em escolas, universidades, empresas e espaços públicos para informar sobre as principais formas de crimes contra crianças e adolescentes e a atuação da polícia judiciária na proteção às vítimas. Foram oferecidas palestras sobre temas como bullying, abuso sexual, violência e formas de buscar ajuda, além da distribuição de materiais informativos e educativos.

A Operação Caminhos Seguros foi uma iniciativa nacional, que contou com a adesão de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, com o objetivo central de combater a violência e proteger crianças e adolescentes.

Com informações de Agência de Notícias da Polícia Civil do Paraná


Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *