Atende o telefone e cai no golpe: conheça o “vishing”, a fraude que mais faz vítimas no Brasil

Atende o telefone e cai no golpe: conheça o "vishing", a fraude que mais faz vítimas no Brasil

(Foto: Canva)

Atende o telefone e cai no golpe: conheça o “vishing”, a fraude que mais faz vítimas no Brasil


Pesquisa mostra que vishing (golpe por telefone) é o mais comum, e perdas chegam a R$ 6,3 mil; especialistas alertam para nova onda de invasão de contas.

Um novo levantamento da empresa de tecnologia TransUnion acende um alerta para os consumidores paranaenses e de todo o Brasil: quatro em cada dez brasileiros já foram alvo de tentativas de fraude por e-mail, telefone ou mensagens de texto. Desses, 10% afirmam ter caído nos golpes, com uma perda financeira média de R$ 6.311 por vítima. O estudo revela que a taxa de suspeita de fraude digital no Brasil (5,4%) está acima da média global, colocando o país em um grupo de risco ao lado de nações como Canadá e Colômbia.

O golpe mais relatado pelos brasileiros é o vishing, no qual criminosos ligam para a vítima se passando por empresas legítimas (bancos, operadoras de celular, etc.) para roubar dados confidenciais.

A nova tática dos criminosos: a invasão de contas

Com o avanço dos sistemas de segurança para transações, os fraudadores estão mudando de tática. O relatório aponta que a modalidade de fraude com crescimento mais acelerado é a invasão de conta, que aumentou 20% no último ano. “Com os modelos de prevenção a fraudes transacionais se tornando mais eficazes, os fraudadores têm mudado seu foco para processos de invasão de contas”, explica Wallace Massola, gerente de Soluções da TransUnion Brasil. Os ambientes mais arriscados, segundo o estudo, são as comunidades online, como aplicativos de relacionamento e fóruns, onde os golpistas criam perfis falsos para ganhar a confiança da vítima antes de aplicar o golpe.

Atende o telefone e cai no golpe: conheça o "vishing", a fraude que mais faz vítimas no Brasil
(Foto: Canva)

Geração Z é o principal alvo; Confiança é a moeda mais valiosa

Ao contrário do que se imagina, a pesquisa mostra que a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) é a mais atingida pelos golpes, com 38% relatando perdas financeiras. Já para as empresas, o recado é claro: a segurança é inegociável.

O estudo revelou que 77% dos consumidores consideram a proteção de seus dados um fator crucial na hora de comprar online, e quase metade (48%) já abandonou um carrinho de compras por suspeita de fraude. “Proteger os dados dos consumidores é inegociável e se torna um dos grandes diferenciais competitivos”, ressalta Claudio Pasqualin, vice-presidente da TransUnion Brasil.

Com informações de Agência Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *