Fim de semana chuvoso põe fim aos dias congelantes no Paraná

Fim de semana chuvoso põe fim aos dias congelantes no Paraná

(Foto: Alessandro Vieira)

Fim de semana chuvoso põe fim aos dias congelantes no Paraná


Nova frente fria se aproxima no domingo (29), trazendo temporais para diversas regiões. Após a instabilidade, temperaturas caem, mas frio não deve ser tão rigoroso quanto nesta semana.

Após uma semana de temperaturas recorde e geadas até mesmo no Litoral, a chuva que começou na quinta-feira (26) se mantém. Nesta sexta-feira (27), a nebulosidade persiste em todo o estado. O Simepar prevê chuvas leves e ocasionais na metade Sul, enquanto a metade Norte pode registrar chuva moderada com raios e máximas de até 28°C.

No sábado (28), áreas do Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná devem enfrentar temporais isolados. No Leste e Sul da região Noroeste, a chuva é esperada para a tarde, com menor intensidade. Já nos Campos Gerais e demais áreas da faixa Norte, o sábado será agradável, com predomínio de sol. Não há previsão de mínimas abaixo de 10°C, e as máximas podem atingir 28°C no Noroeste.

Chegada de nova frente fria no domingo (29)

O meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, explica que a instabilidade é impulsionada por um sistema quente que desce do Noroeste do Mato Grosso do Sul em direção ao Rio Grande do Sul. No Paraná, as instabilidades retornam como uma frente fria no domingo (29). Os temporais devem começar nas regiões Oeste e Sudoeste, mas também alcançarão o Centro-Sul e os Campos Gerais.

“Uma nova massa de ar mais frio começa a se projetar pelo Centro-sul da Argentina, na altura do Uruguai. Teremos um pouco mais de chuva no domingo, associado ao deslocamento de uma frente fria que não promete ser tão intensa, mas pode causar algumas situações de rajada de vento mais fortes especialmente em porções mais ao Sul, Sudoeste e Campos Gerais”, destaca Mendes.

Fim de semana chuvoso põe fim aos dias congelantes no Paraná
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Acúmulo de chuva e queda de temperatura pós-frente fria

O acumulado de chuva mais expressivo entre esta sexta-feira e o início da próxima semana está previsto para o setor Oeste, com até 40 milímetros nos pontos de temporais mais intensos. No Centro e Leste, a chuva não deve ultrapassar os 20 milímetros. No domingo, a temperatura pode chegar a 28°C no Litoral. Após a passagem da frente fria, na próxima semana as temperaturas devem voltar a cair, mas o frio não será tão intenso quanto o registrado nos últimos dias. As mínimas previstas são de aproximadamente 5°C na região Sul.

O fenômeno da condensação pós-frio extremo

A quinta-feira (26) marcou uma mudança brusca, com muita chuva e elevação das temperaturas após dias de tempo seco e temperaturas negativas em quase todo o estado. Cidades como Cruzeiro do Iguaçu (141,2 mm) e Candói (90,8 mm) registraram volumes expressivos de chuva. Essa transição abrupta causou um fenômeno incomum: paredes e pisos “suando” em casas do Norte, Nordeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

Em Ponta Grossa, onde o fenômeno foi notável, a temperatura mínima subiu de -2.3°C na quarta para 15,5°C na sexta-feira. Fernando Mendes esclarece que a condensação ocorre porque a massa de ar frio intensa resfriou a estrutura das casas. Com o retorno da umidade no ar, o vapor d’água condensa nas superfícies mais frias.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *