(Foto: Divulgação SDU)
Rio para para receber líderes mundiais: segurança do Brics causa fechamento do Santos Dumont
Voos comerciais dos dias 6 e 7 de julho serão transferidos para o Galeão por motivos de segurança; passageiros do Paraná com viagem marcada devem procurar as companhias aéreas.
Viajantes com voos marcados para o Rio de Janeiro no próximo fim de semana precisam de atenção redobrada. O Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, terá todas as suas operações de pousos e decolagens comerciais suspensas no domingo (6) e na segunda-feira (7).
Todos os voos originalmente previstos para o aeroporto doméstico nesses dias serão transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Algumas companhias, como a Azul, já alertam para possíveis impactos também no sábado (5) e na terça (8).
Por que o aeroporto vai fechar? Entenda a segurança da Cúpula do Brics
O fechamento do Santos Dumont é uma medida de segurança devido à realização da cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países convidados) no Museu de Arte Moderna (MAM), a poucos metros da pista do aeroporto.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (Dcea) determinou a criação de uma área de exclusão aérea em um raio de 10 quilômetros em torno do evento. Apenas aeronaves militares e as que transportam os chefes de Estado e altas autoridades envolvidas na cúpula poderão operar na área.

Recomendação para viajantes do Paraná
A orientação para os passageiros do Paraná com voos marcados com origem ou destino no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 8 de julho é entrar em contato com a sua companhia aérea o mais rápido possível. É fundamental confirmar o novo local de embarque ou desembarque, que será o Aeroporto do Galeão, e verificar se houve alguma alteração no horário do seu voo. O planejamento antecipado é essencial para evitar transtornos durante a viagem.