(Foto: SETU-PR)
Pequenos embaixadores: projeto inédito ensina alunos dos Campos Gerais a serem os guias de sua própria região
Iniciativa do Governo do Estado distribui cartilhas educativas e alinha ações com 11 municípios para transformar o potencial turístico local em conteúdo pedagógico.
O Governo do Paraná está levando uma nova perspectiva para as salas de aula da rede municipal nos Campos Gerais. Através do projeto “Turismo na Escola”, estudantes do ensino fundamental aprenderão a conhecer e valorizar a cultura, o patrimônio e as belezas naturais de suas próprias cidades.
Nesta semana, representantes de 11 municípios da região, como Ponta Grossa, Castro e Tibagi, se reuniram para alinhar as estratégias de implementação da iniciativa, que visa formar uma nova geração de cidadãos conscientes do potencial turístico local.
“Cada página da cartilha é um convite para que o estudante reconheça o potencial do seu município”, afirma o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Da sala de aula para o passeio: como funciona o projeto
A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Turismo (Setu), funciona em duas frentes. A primeira é a distribuição de material didático exclusivo, como as 2.691 cartilhas entregues no encontro desta semana, que serão usadas em aulas e atividades extracurriculares.
A segunda frente é a prática: o projeto se conecta com o programa “Paraná + Viagem”, que pode viabilizar passeios e experiências gratuitas para os alunos nos atrativos turísticos que eles estudam, unindo teoria e vivência.

Uma parceria pela educação e desenvolvimento regional
O sucesso do projeto se baseia na cooperação. O encontro, realizado em Ponta Grossa, reforçou a parceria entre o Estado, as prefeituras e entidades como a Adetur e a Fecomércio. A iniciativa também conta com a colaboração da Secretaria da Fazenda, que distribuiu quase 20 mil cartilhas de educação fiscal.
“Esta parceria amplia o olhar dos estudantes sobre a função social dos tributos e o controle social”, explicou Luciane Lejambre, representante da Sefa, mostrando que o projeto busca formar cidadãos completos e engajados com o desenvolvimento de suas cidades.