Terra de oportunidades: Paraná é um dos estados que mais atraem migrantes no Brasil, aponta Censo

Terra de Oportunidades: Paraná é um dos Estados que Mais Atraem Migrantes no Brasil, Aponta Censo

(Foto: Foto: José Fernando Ogura)

Terra de oportunidades: Paraná é um dos estados que mais atraem migrantes no Brasil, aponta Censo


Com saldo positivo de 85 mil pessoas vindas de outros estados e vice-liderança em naturalizações, dados do IBGE mostram que o Paraná se consolida como um novo lar para brasileiros e estrangeiros.

O Paraná se consolidou como um dos principais destinos para brasileiros que buscam novas oportunidades de vida e trabalho. Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados recentemente pelo IBGE, mostram que o estado recebeu 377.237 migrantes entre 2017 e 2022. Desse total, 327.943 vieram de outros estados, resultando em um saldo migratório interno positivo de 85.045 pessoas – o 5º maior do Brasil. A maioria dos novos moradores veio de São Paulo, seguido por Santa Catarina.

Um mosaico de culturas: a forte migração internacional

Além de atrair brasileiros, o Paraná também é um lar para o mundo. O Censo registrou a chegada de 49.294 estrangeiros de 71 nacionalidades diferentes no período. A América Latina é a principal origem, com destaque para venezuelanos (22.125), paraguaios (7.709) e haitianos (3.971). O estado também se destaca como um local de integração definitiva: com mais de 32 mil residentes naturalizados, o Paraná é o segundo estado do Brasil com o maior número de novos cidadãos brasileiros, atrás apenas de São Paulo.

Terra de Oportunidades: Paraná é um dos Estados que Mais Atraem Migrantes no Brasil, Aponta Censo
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Políticas de acolhimento e integração

O papel do Paraná como um polo de atração é reforçado por políticas públicas de acolhimento. Recentemente, o Governo do Estado firmou uma parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), da ONU, para fortalecer as ações de integração social e econômica.

O estado também conta com uma Superintendência de Governança Migratória e um centro de apoio em Curitiba (CEIM). A rede estadual de ensino é outro exemplo de inclusão, atendendo a mais de 15 mil estudantes estrangeiros. Mais informações podem ser consultadas nessa tabela , a partir do banco de dados do IBGE.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *