Da baleia de plástico a trilhas na serra: conheça os passeios educativos e gratuitos da Sanepar

Da Baleia de Plástico a Trilhas na Serra: Conheça os Passeios Educativos e Gratuitos da Sanepar

(Foto: Divulgação Sanepar)

Da baleia de plástico a trilhas na serra: conheça os passeios educativos e gratuitos da Sanepar


Museu do Saneamento, Memorial do Rio Iguaçu e Centro Mananciais da Serra são opções que unem lazer e aprendizado sobre meio ambiente, com entrada gratuita.

Reta final das férias com lazer e aprendizado

Na reta final das férias escolares de julho, a Sanepar oferece um roteiro de passeios gratuitos que unem diversão, cultura e educação ambiental para toda a família. São três espaços em Curitiba e na Região Metropolitana abertos ao público, com o objetivo de ensinar de forma lúdica sobre a importância da conservação da água e do meio ambiente.

A iniciativa é uma ótima opção para entreter crianças e adolescentes com atividades que vão além do óbvio, promovendo um contato direto com a ciência e a história do saneamento no Paraná.

Museu do Saneamento: uma baleia de plástico e a viagem da água

Localizado no bairro Tarumã, em Curitiba, o Museu do Saneamento é um convite à descoberta. O espaço conta a história da Companhia e ensina sobre o ciclo da água de forma interativa na exposição “Planeta Água”.

Os grandes atrativos para as crianças são a impressionante escultura de uma baleia azul de 23 metros, construída com 40 mil embalagens plásticas, e uma balança que calcula a quantidade de água no corpo do visitante. O museu funciona de terça a sábado, das 9h às 17h.

Da Baleia de Plástico a Trilhas na Serra: Conheça os Passeios Educativos e Gratuitos da Sanepar
(Foto: Divulgação Sanepar)

Mananciais da serra: trilhas e história em Piraquara

Para quem busca contato com a natureza, o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), em Piraquara, é o destino ideal. Situado junto ao Parque Estadual do Pico do Marumbi, o local oferece atividades ao ar livre, como trilhas interpretativas e um “circuito da sustentabilidade”.

Os visitantes também podem conhecer a história da primeira barragem de abastecimento de Curitiba, construída no início do século XX. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Memorial do Rio Iguaçu: da nascente às Cataratas

No bairro Uberaba, em Curitiba, o Memorial do Rio Iguaçu promove uma imersão na história do maior rio do Paraná. O espaço educativo conta toda a trajetória do Iguaçu, desde sua nascente na Região Metropolitana até sua foz, onde forma as majestosas Cataratas, em Foz do Iguaçu.

A visita é uma verdadeira aula de geografia e meio ambiente. O memorial funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Para grupos com mais de 20 pessoas, é necessário agendamento prévio no site da Sanepar.

Saiba mais sobre as visitas:

Memorial do Rio Iguaçu

Inaugurado em 2017, apresenta aos visitantes os aspectos históricos, geográficos, sociais e ambientais da Bacia do Rio Iguaçu, que se estende por todo o Paraná.

O espaço comporta até 40 visitantes por hora e é possível fazer a visita guiada, que aborda temas como conservação ambiental e da água; a história e o funcionamento do saneamento básico; consumo e descarte consciente.

O memorial tem exposições, sala multimídia e auditório. Na área externa, é possível passear a pé ou de bicicleta e contemplar o jardim.

Funcionamento: de terça a domingo

Horário: 9h às 17h

Entrada gratuita

Agendamento: para grupos maiores (até 40 pessoas), é necessário agendar previamente (48 horas) a visita, neste link. https://e-ambiental.sanepar.com.br/pt-br/visitar/memorial-do-rio-iguacu

Endereço: Av. Com. Franco, s/n, Uberaba, Curitiba

Museu do Saneamento

Inaugurado em 2014, conta a história do saneamento no Paraná em sua própria edificação: o museu está no local que foi construída a primeira Estação de Tratamento de Água de Curitiba, inaugurada em 1945.

A edificação hoje é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) de Curitiba e proporciona ao público uma visita ao passado combinada a uma experiência interativa e sensorial na exposição Planeta Água.

Os visitantes vão conhecer a importância da água para a vida no planeta e para o ser humano em diferentes abordagens, por meio de experiências que unem tecnologia e os cinco sentidos. No espaço também é possível conhecer mais a fundo a história do saneamento no estado do Paraná.

Funcionamento: de terça-feira a sábado

Horário: 9h às 17h (última entrada permitida até as 16h)

Entrada gratuita

Endereço: Av. Victor Ferreira do Amaral, 1760, Tarumã, Curitiba

Observação: No caso de ocupação máxima do espaço, são entregues senhas para os horários seguintes.

Agendamento: para grupos de 20 a 40 pessoas ou visitações escolares, o agendamento deve ser feito previamente (48 horas) neste link.

Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM)

Inaugurado em 1997, o espaço promove atividades de educação socioambiental voltadas para a conservação, em especial o cuidado com a água.

Entre os atrativos, está a exposição sobre a Barragem do Cayuguava (Piraquara I); maquete dos Mananciais da Serra e a caminhada para conhecer a barragem e o Mirante das Águas.

A dica para a caminhada é levar sua garrafa de água, vestir roupas confortáveis (de preferência, calça comprida, tênis ou bota para trilha), usar repelente e protetor solar.

Funcionamento: De terça a domingo

Horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Agendamento: Para grupos com mais de cinco pessoas, é necessário fazer o agendamento prévio neste link https://e-ambiental.sanepar.com.br/pt-br/visitar/centro-de-educacao-ambiental-mananciais-da-serra . Os grupos podem ter até 30 pessoas.

Endereço: Estrada da Barragem, s/n, Planta Entremar, Piraquara

Com informações de Agência de Notícias Sanepar


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *