(Foto: Arquivo pessoal)
Adeus, Ozzy: o mundo do rock perde um de seus maiores ícones aos 76 anos
Lenda do Black Sabbath faleceu nesta terça-feira (22) após longa batalha contra o Parkinson, pouco mais de duas semanas depois de seu histórico e triunfante show de despedida na Inglaterra.
O silêncio do príncipe das trevas
O mundo da música está de luto. Morreu, na manhã desta terça-feira (22), aos 76 anos, o lendário cantor e compositor britânico Ozzy Osbourne. A notícia foi confirmada por sua família em um comunicado. Conhecido como o “Príncipe das Trevas” e um dos criadores do heavy metal como vocalista do Black Sabbath, Ozzy enfrentava uma longa batalha contra o Mal de Parkinson, diagnosticado em 2019. Sua morte ocorre em um momento de grande comoção para os fãs, apenas 17 dias após o que foi seu último e grandioso ato nos palcos.
Um grand finale histórico em Birmingham
No último dia 5 de julho, Ozzy Osbourne realizou seu show de despedida, “Back to the Beginning“, em sua cidade natal, Birmingham. O evento, que parecia uma celebração da vida, agora é visto como um épico adeus.
Na ocasião, ele reuniu a formação original do Black Sabbath pela primeira vez em mais de 20 anos e foi homenageado por gigantes como Metallica e Guns N’ Roses. O show se tornou o evento beneficente mais rentável da história, arrecadando 200 milhões de dólares para hospitais infantis e para a pesquisa da cura do Parkinson.
A lenda do Sabbath e o ícone do rock
A carreira de Ozzy Osbourne se confunde com a história do rock pesado. Como um dos fundadores do Black Sabbath em 1968, ele ajudou a criar a sonoridade sombria e os riffs potentes que definiram o heavy metal.
Após ser demitido da banda em 1979 por problemas com drogas, ele iniciou uma carreira solo de imenso sucesso, com clássicos como “Crazy Train” e “Mr. Crowley”. Somando os trabalhos em grupo e solo, Ozzy vendeu mais de 100 milhões de discos e se tornou infame por episódios folclóricos, como morder a cabeça de um morcego no palco.

Para além da música: a família Osbourne
Nos anos 2000, Ozzy se reinventou como uma estrela de reality show com “The Osbournes”, que mostrava o cotidiano caótico e divertido de sua família. O programa o apresentou a uma nova geração e transformou sua esposa, Sharon, e os filhos Kelly e Jack em celebridades. Além deles, Ozzy deixa a filha Aimee, que optou por não participar do programa, e os filhos de seu primeiro casamento, Jessica e Louis, além de seu enteado, Elliot Kingsley.
A despedida que passou por Curitiba
Os fãs paranaenses tiveram a chance de dar seu próprio adeus à banda em 2016, um momento que ficou na memória cultural da cidade. A turnê de despedida “The End” teve uma parada histórica em Curitiba no dia 30 de novembro, lotando a Pedreira Paulo Leminski.
Naquela noite, Ozzy, Tony Iommi e Geezer Butler entregaram um show focado nos clássicos de seus primeiros álbuns, em uma celebração da história do heavy metal. Para muitos dos milhares que compareceram, aquela foi a última e inesquecível oportunidade de ver ao vivo a banda que inventou o gênero.
Com informações de Agência de Notícias BBC
- Paraná amplia liberdade econômica: 975 atividades agora têm dispensa de alvarás e licenças - 3 de outubro de 2025
- A trilha sonora de uma geração: Paralamas celebram 40 anos com show de clássicos em Curitiba - 3 de outubro de 2025
- Litoral recebe mais de 1.100 atletas para a grande celebração do esporte sênior - 3 de outubro de 2025