(Foto: Orlando Kissner)
Alep aprova meia-entrada para doadores de órgãos e ampliação do teste do pezinho
Projeto que incentiva a doação de órgãos com benefício cultural segue para sanção do governador; deputados também aprovaram doação de imóveis para hospital em Matinhos e turismo em Assaí.
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, na sessão plenária desta segunda-feira (11), um projeto de lei que cria um novo e importante incentivo à doação de órgãos no estado. A proposta, que agora segue para sanção do governador, concede o benefício da meia-entrada em eventos culturais para cidadãos que preencherem a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). A pauta do dia também foi marcada pela aprovação de outras propostas de grande impacto social, como a ampliação das doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho.
Incentivo à vida: meia-entrada para quem salva vidas
Proposto pela deputada Mabel Canto e pelo presidente da Alep, Alexandre Curi, o projeto visa aumentar o número de doadores em um estado onde quase 4.700 pessoas estão na fila por um transplante. Se sancionada, a lei garantirá 50% de desconto em ingressos para quem registrar sua intenção de ser doador na AEDO, uma ferramenta gratuita e online. “Queremos transformar a solidariedade em política pública”, afirmou a deputada Mabel Canto sobre a iniciativa, que busca valorizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do ato.
Saúde em foco: ampliação do Teste do Pezinho e apoio aos municípios
A saúde foi o tema central de outras votações importantes. Foi aprovado em segundo turno o projeto que amplia o número de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho na rede pública, um avanço para a saúde infantil. Além disso, os deputados aprovaram em primeira votação a doação do imóvel do antigo Centro de Convenções de Caiobá para o município de Matinhos, que planeja instalar um hospital municipal no local. Outra doação de imóvel, para o município de Assaí, foi autorizada para a implantação de um projeto de turismo rural.
Outras pautas: recompensas, novas festas e estrutura do judiciário
A pauta da sessão foi diversificada. Retornou para análise na comissão o projeto que cria um programa de pagamento de recompensas financeiras por denúncias que ajudem a solucionar crimes. Foram aprovados, ainda, projetos que incluem o “Arraiá Londrina” e a “Festa da Leitoa Entrincheirada” de Juranda no calendário oficial de eventos do estado. Por fim, uma proposta do Tribunal de Justiça para a criação da 6ª Vara Judicial no Foro Regional de Araucária também recebeu o aval final e segue para sanção.

Com informações de Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Paraná
- Paraná amplia liberdade econômica: 975 atividades agora têm dispensa de alvarás e licenças - 3 de outubro de 2025
- A trilha sonora de uma geração: Paralamas celebram 40 anos com show de clássicos em Curitiba - 3 de outubro de 2025
- Litoral recebe mais de 1.100 atletas para a grande celebração do esporte sênior - 3 de outubro de 2025