Com danças típicas de 8 etnias, Morretes estreia festival folclórico gratuito neste sábado

Com Danças Típicas de 8 Etnias, Morretes Estreia Festival Folclórico Gratuito Neste Sábado

(Foto: Divulgação)

Com danças típicas de 8 etnias, Morretes estreia festival folclórico gratuito neste sábado


Primeira edição do “Litoral Étnico” terá apresentações de grupos italianos, árabes, poloneses e outros no Coreto da cidade; evento acontece em quatro sábados entre setembro e outubro.

O centro histórico de Morretes se transformará em um grande palco multicultural a partir deste fim de semana. Começa no sábado (13) a primeira edição do Litoral Étnico – Mostra Folclórica de Morretes, um festival gratuito que celebrará, através da dança, as diversas etnias que formam a identidade paranaense. O evento, que tem apoio do Governo do Estado por meio do Profice, acontecerá em quatro sábados entre setembro e outubro, sempre no charmoso Coreto Jeff Petersen, à beira do rio Nhundiaquara.

Um palco multicultural às margens do Rio Nhundiaquara

A proposta do festival é transformar o coração de Morretes em um espaço de encontro de culturas. A cada data, o público poderá acompanhar apresentações de grupos folclóricos com suas coreografias, trajes e músicas tradicionais, além de uma exposição temática sobre a etnia homenageada no dia. A curadoria da primeira edição trará para o palco a riqueza das culturas italiana, árabe, boliviana, germânica, afro-brasileira, cigana, polonesa e ucraniana.

Cultura que fomenta o turismo e a identidade local

Para além das apresentações, o Litoral Étnico nasceu com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e fortalecer o turismo em Morretes. “A mostra nasceu da necessidade de valorizar, difundir e preservar as tradições culturais das diversas etnias presentes no Paraná, fortalecendo a identidade local”, diz a produtora Angela Meschino. A ideia é unir a nova atração cultural ao já consolidado patrimônio histórico e gastronômico da cidade, criando uma experiência ainda mais completa para os visitantes.

Uma parceria pela cultura paranaense

A realização do evento é fruto de uma parceria entre a produtora Esper & Meschino, o poder público e a iniciativa privada. O projeto é viabilizado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, e conta com o apoio da Copel e da Prefeitura de Morretes. “Celebrar as etnias que ajudaram a construir nossa história é também uma forma de projetar o futuro com mais inclusão e respeito”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Serviço: 1ª Mostra Folclórica de Morretes

  • O quê: Litoral Étnico – Mostra Folclórica.
  • Quando: Sábados, dias 13 e 20 de setembro; 11 e 25 de outubro.
  • Primeira data: Sábado, 13 de setembro, das 13h às 16h.
  • Onde: Coreto Jeff Petersen – Centro Histórico de Morretes.
  • Entrada: Gratuita.
  • Informações: Para saber mais, acesse a página oficial do evento no Instagram @litoral_etnico
Com Danças Típicas de 8 Etnias, Morretes Estreia Festival Folclórico Gratuito Neste Sábado
(Foto: Divulgação)

Com informações de Agência de Notícias da Secretaria de Cultura do Paraná


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *