Sucesso no litoral: aulas de surfe e bodyboarding atraem turistas em Matinhos e Guaratuba

Sucesso no litoral: aulas de surfe e bodyboarding atraem turistas em Matinhos e Guaratuba

(Foto: Roberto Dziura Jr)

Sucesso no litoral: aulas de surfe e bodyboarding atraem turistas em Matinhos e Guaratuba


Projeto do Verão Maior Paraná oferece aulas gratuitas para iniciantes em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná; saiba como participar e confira a programação.

O Litoral do Paraná viveu um fim de semana de praias cheias e muita atividade esportiva. As aulas gratuitas de surfe e bodyboarding, destaques da programação do Verão Maior Paraná, registraram lotação máxima logo nos primeiros dias. Em alguns balneários, a procura foi tão intensa que as vagas se esgotaram em questão de minutos.

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Estado do Esporte (Sees) e visa não apenas o lazer, mas também fomentar modalidades que historicamente rendem campeões nacionais ao estado. Seja em cima de uma prancha de surfe em Ipanema ou deslizando de bodyboard na Riviera, moradores e turistas estão aproveitando a oportunidade para se conectar com o mar.

Sucesso imediato e procura intensa

Em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema, o início das aulas de surfe na sexta-feira (09) surpreendeu até os instrutores. A demanda foi instantânea, refletindo a vontade dos veranistas de aprender o esporte.

Léo Jaime, surfista de 41 anos e instrutor do projeto, relata a rapidez com que as turmas foram preenchidas:

“Em menos de três minutos as 20 vagas da manhã esgotaram, e a lista da tarde também. É uma experiência boa para o pessoal que está vindo de Curitiba e também de outras partes do Estado e que nunca teve experiência com o surfe.”

O cenário se repetiu nas aulas de bodyboarding em Matinhos e Guaratuba. Andrio Costa, presidente da Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB), celebrou a adesão das famílias:

“Está sendo um sucesso, superou a nossa expectativa. Nos três dias aqui no posto fixo de Riviera tivemos muita criança, adolescentes e adultos se divertindo.”

Inclusão e diversão para todas as idades

Um dos grandes diferenciais do projeto é a acessibilidade. As escolinhas acolhem pessoas com diferentes perfis, garantindo supervisão e segurança.

No bodyboarding, a pequena Luísa Nicoli, de 9 anos, que possui uma malformação congênita na mão, provou que não há limites para o esporte.

“Eu estou achando muito legal a aula de bodyboarding, porque quando a gente pega a onda dá uma animação, parece. Também é legal porque a onda carrega a gente bem para longe”, conta Luísa.

Outro exemplo inspirador é o de Acassia Drischel Lisboa, de 11 anos, que tem autismo. Inicialmente receosa, ela logo se adaptou e curtiu a experiência ao lado da irmã gêmea, conseguindo pegar quatro ondas já no primeiro dia.

Como funcionam as inscrições e horários

Para quem deseja participar, o processo é simples, mas a recomendação é chegar cedo. As inscrições são feitas no local, por ordem de chegada, iniciando 30 minutos antes das aulas.

Regras para o Surfe:

  • Idade: De 6 a 40 anos (acima de 40 anos, mediante avaliação física no local).
  • Vagas: 40 por dia (20 manhã / 20 tarde).

Regras para o Bodyboarding:

  • Idade: A partir de 4 anos, sem limite máximo.
  • Vagas: 60 por dia (30 manhã / 30 tarde).

Horários (para ambas as modalidades):

  • Manhã: 9h às 11h30.
  • Tarde: 15h às 18h (Bodyboarding vai até 18h30).

O Paraná como celeiro de talentos

Além da diversão, as escolinhas reforçam a tradição do estado nos esportes aquáticos. O Paraná é berço de ídolos como Jihad Khodr, Yago Dora e Peterson Rosa.

Para fortalecer ainda mais essa base, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 2,4 milhões na construção da sede do projeto “Surf Escola – Ondas do Saber”, na Praça da Seringueira, em Matinhos. O objetivo é atender mais de 600 crianças com estrutura moderna e acompanhamento profissional.

Andrio Costa reforça a importância desse apoio para o bodyboarding:

“O bodyboarding está despontando, crescendo muito desde 2023. Hoje temos campeões na categoria Legends 45+, no Master Feminino. O atleta PcD campeão brasileiro é do Paraná, então estamos colhendo frutos muito bons.”

Confira a programação completa e locais

As atividades são itinerantes e vão percorrer diferentes pontos do litoral nas próximas semanas. Confira onde encontrar as aulas:

Próximas Datas:

  • 16 a 18 de janeiro: Matinhos e Guaratuba (Bodyboarding).
  • 23 a 25 de janeiro: Pontal do Paraná (Bodyboarding) e Matinhos/Guaratuba (Surfe).
  • 30 de janeiro a 1º de fevereiro: Pontal do Paraná (Bodyboarding) e Matinhos/Guaratuba (Surfe).

Endereços dos Postos Fixos:

  • Matinhos (Bodyboarding): Av. Beira Mar, Balneário Riviera.
  • Matinhos (Surfe): Av. Beira Mar, Balneário Flamingo.
  • Guaratuba (Ambos): Praia do Cristo, final da Av. Atlântica.
  • Pontal do Paraná (Bodyboarding): Balneários Shangri-lá e Praia de Leste.
  • Pontal do Paraná (Surfe): Balneário Ipanema.
Sucesso no litoral: aulas de surfe e bodyboarding atraem turistas em Matinhos e Guaratuba
(Foto: Roberto Dziura Jr)

Com informações de Agência de Notícias da Secretaria do Esporte do Paraná


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *