Acolhimento e Oportunidade para Todos na Rede Estadual
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná estende o prazo para matrículas na rede estadual de ensino até esta sexta-feira, 16 de fevereiro. Esta etapa é destinada aos estudantes e seus responsáveis que não conseguiram realizar a inscrição no período regular, ocorrido no final do ano passado. A matrícula, nesta fase, deve ser feita presencialmente, diretamente nas secretarias das escolas estaduais.
O Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, ressalta a importância desta oportunidade: “Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que, por algum motivo, não conseguiram realizar a matrícula no período regular. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique fora da escola e que o ano letivo comece com acolhimento e oportunidade para todos”.
Educação Profissional e Tecnológica em Destaque
Para os interessados em aprimorar suas habilidades e ingressar no mercado de trabalho ou no Ensino Superior, o prazo para matrículas em cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) também se encerra nesta sexta-feira (16). O processo é similar, exigindo comparecimento presencial na secretaria das escolas que ofertam os cursos, com a apresentação da documentação necessária.
A rede estadual oferece um leque de oportunidades na EPT, com cerca de 55 mil vagas para estudantes concluintes do Ensino Fundamental que desejam cursar o Ensino Médio integrado à formação técnica. Adicionalmente, há aproximadamente 8 mil vagas para cursos técnicos subsequentes (pós-médio), voltados para quem já concluiu a Educação Básica. São mais de 45 cursos gratuitos disponíveis, abrangendo áreas como Agronegócio, Administração, Biotecnologia, Enfermagem, Gastronomia, Inteligência Artificial e Turismo, entre outros.
Documentação Necessária para a Matrícula
Para garantir a vaga, os responsáveis e estudantes devem apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de residência atualizado.
- Certidão de nascimento ou documento oficial com foto.
- RG (para Ensino Médio, EPT, EJA ou maiores de 16 anos).
- CPF (para EPT, EJA, Ensino Médio e nascidos a partir de 2017).
- Comprovante de vacinação (para menores de 18 anos).
- Histórico escolar ou comprovante de escolaridade.
- Laudo médico e documento de tutela/guarda (quando aplicável).
Rematrícula: Processo Simplificado
Para alunos que já fazem parte da rede estadual e desejam continuar estudando na mesma instituição, o processo de rematrícula é mais simplificado. É preciso apresentar um comprovante de residência atualizado, o comprovante de vacinação e quaisquer outros documentos pendentes solicitados pela escola.
O Futuro da Educação no Paraná
A rede estadual do Paraná atende aproximadamente um milhão de estudantes em mais de 2 mil escolas, com diversas modalidades de ensino, incluindo escolas em tempo integral, cívico-militares e do campo. A oferta de Educação Profissional e Tecnológica reforça o compromisso do estado em preparar os jovens para os desafios do futuro, conectando a educação com as demandas do mundo do trabalho e do ensino superior.
Toda a documentação entregue presencialmente será digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Após acordo Mercosul-UE, Santiago Peña diz que bloco mira Japão, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Indonésia, Vietnã e Canadá - 22 de janeiro de 2026
- Zebras e viradas: Coritiba tropeça no Couto, Operário desencanta e Foz vence jogo de cinco gols - 21 de janeiro de 2026
- Obra de Restauração em Concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira Atinge 26% de Conclusão - 21 de janeiro de 2026

