A vitória que importa: jovens paranaenses buscam no esporte um novo caminho longe do crime

A Vitória que Importa: Jovens Paranaenses Buscam no Esporte um Novo Caminho Longe do Crime

(Foto: Fundação CASA)

A vitória que importa: jovens paranaenses buscam no esporte um novo caminho longe do crime


Delegação com 10 adolescentes da Região Metropolitana de Curitiba participa de torneio interestadual que usa o esporte como ferramenta de transformação e resgate da cidadania.

Dez adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Paraná embarcaram para São Paulo nesta semana para uma oportunidade de recomeço. Eles representam o estado no “I Desafio Interestadual de Fut 7”, um torneio que acontece de hoje (15) a 18 de julho e utiliza o esporte como uma poderosa ferramenta de transformação.

A iniciativa busca fomentar valores como disciplina, união e trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento e a reintegração social dos jovens. “É preciso ocupar o tempo ocioso desses adolescentes com estudos, esporte e profissionalização”, afirmou o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge.

Reconhecendo talentos e ressignificando histórias

A delegação paranaense é formada por jovens dos Centros de Socioeducação de São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Piraquara, que já se encontram em uma fase avançada de seu percurso formativo. Para a coordenação do Sistema Socioeducativo da Seju, a participação no torneio é uma forma de reconhecer as potencialidades desses adolescentes.

“Muitos deles têm talentos esportivos. Essa oportunidade os coloca novamente em situação de protagonismo, porque o esporte pode ser um caminho para ressignificar muitas histórias”, destacou o coordenador Alex Sandro da Silva.

A Vitória que Importa: Jovens Paranaenses Buscam no Esporte um Novo Caminho Longe do Crime
(Foto: Fundação CASA)

Uma ação integrada pela juventude

O torneio é uma iniciativa da Fundação Casa de São Paulo e promove a integração entre adolescentes de seis estados brasileiros. A participação do Paraná é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), que coordena a socioeducação, e a Secretaria do Esporte, que forneceu a estrutura de treinamento e os uniformes para a delegação. Além dos jogos, a programação em São Paulo prevê uma imersão cultural, com passeios a museus e pontos turísticos da capital paulista.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *