(Foto: PCPR)
Ações da Polícia Civil em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, resultaram na prisão preventiva de suspeitos de lesão corporal contra mulheres, reforçando a Operação Mulher Segura no estado.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, nesta última quarta-feira (30), duas prisões preventivas em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, no âmbito do combate à violência contra a mulher. As ações visam reforçar a proteção e garantir os direitos das mulheres, integrando a Operação Mulher Segura, que atua em todas as regiões do Paraná.
O primeiro caso: violência contra convivente
Em uma das ações, a PCPR prendeu preventivamente um homem de 42 anos pelo crime de lesão corporal contra sua convivente. As investigações foram iniciadas após a Polícia Civil tomar conhecimento de que a mulher havia sido agredida por ele e precisou ser encaminhada para atendimento médico hospitalar. O levantamento policial indicou que a vítima estava inserida em um ciclo de violência, mas não havia procurado ajuda anteriormente. Diante dos fatos e das investigações, a PCPR representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pelo juízo de Piraquara e cumprida nesta quarta-feira.
O segundo caso: agressão de ex-parceiro
No outro caso registrado na mesma data em Piraquara, a Polícia Civil prendeu preventivamente um homem de 64 anos pelo crime de lesão corporal contra a mulher no âmbito de violência doméstica. As investigações apuraram que o suspeito, que inclusive já estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, agrediu fisicamente a ex-convivente, causando lesões que foram comprovadas por exame de lesões corporais. Assim como no primeiro caso, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do indivíduo, e a ordem judicial foi cumprida nesta quarta-feira.
A importância das prisões preventivas
A delegada da PCPR Juliana Cordeiro comentou sobre as ações: “Após diligências, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos suspeitos, que foi deferida pelo juízo de Piraquara e cumprida na data de hoje [quarta-feira]”, explicou a delegada. Ambas as prisões preventivas são medidas cruciais para garantir a segurança das vítimas e impedir a continuidade das agressões, além de assegurar que os investigados respondam pelos crimes cometidos. Os dois homens presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Operação Mulher Segura e canais de denúncia
As duas prisões em Piraquara reforçam a atuação da Operação Mulher Segura da PCPR, uma iniciativa contínua que busca combater a violência de gênero e garantir que as mulheres em todo o Paraná tenham seus direitos protegidos. A PCPR reitera seu compromisso com a proteção de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência e reforça a importância da colaboração da população.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo o sigilo do denunciante. As informações podem ser repassadas pelos telefones 197 (da própria PCPR) ou 181 (do Disque-Denúncia). Em situações onde o crime estiver ocorrendo no exato momento, a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente pelo telefone 190. A sua denúncia pode salvar uma vida.
Agência Notícias da Polícia Civil do Paraná