Alerta de temperaturas negativas: sul do país terá geada e neve com nova frente fria

Alerta De Temperaturas Negativas: Sul Do País Terá Geada E Neve Com Nova Frente Fria

(Foto: Roberto Dziura Jr)

Alerta de temperaturas negativas: sul do país terá geada e neve com nova frente fria


Uma frente fria intensa chega ao Sul do Brasil entre terça (27) e quarta-feira (28), trazendo queda brusca de temperaturas, geada e a chance de neve na serra gaúcha e catarinense, com mínimas podendo atingir -5°C.

A chegada de uma frente fria entre a próxima terça-feira (27) e quarta-feira (28) deve causar uma queda significativa na temperatura nos estados da Região Sul e também em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há, ainda, a possibilidade de o frio atingir estados das regiões Norte e Sudeste.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ar frio, de alta intensidade, pode favorecer a ocorrência de neve em áreas das serras gaúcha e catarinense na quinta-feira (29).

“O choque das massas de ar quente e frio – favorecido pelo avanço do sistema frontal – poderá provocar, inicialmente, tempo severo nos estados do Sul e áreas entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além da chuva, haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas”, informou o Inmet.

A frente fria deve chegar inicialmente no Rio Grande do Sul, avançando depois sobre a região e podendo resultar em temperaturas negativas.

Alerta De Temperaturas Negativas: Sul Do País Terá Geada E Neve Com Nova Frente Fria
(Foto: Marcello Casal Jr)

Temperaturas negativas e geada ampla

A expectativa é de temperaturas mínimas em torno de -3°C a -5°C em áreas dos estados do Sul, a partir da terça-feira. Neste mesmo período, aumenta também a condição para geada ampla em diversas regiões do Sul do país. A condição de geada pode atingir também áreas do sul do Mato Grosso do Sul.

O instituto informou ainda que a massa de ar frio pode chegar a Rondônia, Acre e ao sul/sudoeste do Amazonas. Um anticiclone presente na retaguarda da frente fria poderá empurrar o frio para latitudes mais baixas, gerando um frio ainda mais intenso.

Com informações de Agência Brasil


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *