(Foto: Hatem Khaled)
Aliados pressionam Israel: mais de 20 países pedem fim da guerra e criticam modelo de ajuda em Gaza
Declaração conjunta, que inclui potências como França e Japão, ocorre após mais de 800 palestinos serem mortos em filas de alimentos; novo sistema de distribuição é chamado de “perigoso”.
Um grupo de mais de 20 países, incluindo importantes aliados de Israel como Reino Unido, França, Itália e Japão, emitiu uma dura declaração conjunta nesta segunda-feira (21), pedindo o fim imediato da guerra em Gaza.
O apelo foi motivado pela morte de mais de 800 palestinos que buscavam ajuda humanitária nos últimos meses. No comunicado, os ministros das Relações Exteriores condenaram o que chamaram de “distribuição de ajuda por gotejamento e assassinato desumano de civis”.
O controverso modelo de distribuição de ajuda
O foco principal da crítica foi o novo modelo de distribuição de ajuda humanitária apoiado pelo governo israelense. O sistema, operado pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF) com empresas privadas americanas, foi chamado de “perigoso, que alimenta a instabilidade e priva os habitantes de Gaza da dignidade humana”.
Israel defende o modelo como uma forma de evitar que a ajuda seja desviada pelo Hamas, mas a ONU também o considera inseguro e uma violação dos padrões de imparcialidade humanitária.

Isolamento diplomático crescente
A declaração conjunta é um sinal claro do crescente isolamento diplomático de Israel em relação às suas estratégias atuais. A crítica contundente partindo de nações tradicionalmente aliadas, incluindo alguns dos parceiros mais importantes dos Estados Unidos, aumenta a pressão internacional por uma mudança de rumo.
O apelo representa um dos mais significativos movimentos diplomáticos recentes para forçar um cessar-fogo e uma reavaliação completa da forma como a crise humanitária está sendo gerenciada em Gaza.
Com informações de Agência Brasil
- Alimentos com Marcas e Formatos Imperfeitos: Paraná Lidera Combate ao Desperdício e Reforça Orientações - 22 de janeiro de 2026
- Piscinas Plásticas de Verão: Economize Água com Medidas Simples e Evite Desperdício - 22 de janeiro de 2026
- Viagens Aéreas no Brasil Disparam: Aeroportos Registram Crescimento de 9,4% e Marca Inédita de 129,6 Milhões de Passageiros em 2025, Aponta Anac - 22 de janeiro de 2026

