CCR inicia operações em rodovias de Ponta Grossa em 11 de maio

Rodovia BR-373

(Foto: Gabriel Rosa)

Contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres foi assinado eletronicamente nesta sexta-feira (11).

A Concessionária de Rodovias PRVias S.A., empresa controlada pela CCR, tem o início de suas operações nas estradas de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais agendado para o dia 11 de maio. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A assinatura eletrônica do contrato de concessão ocorreu nesta sexta-feira (11).

Contrato de Concessão Formalizado

Segundo informações apuradas pelo Portal aRede, o contrato foi aprovado na última quinta-feira (10), oficializando a concessão de um trecho significativo das rodovias paranaenses à CCR. A empresa será responsável pelo ‘Lote 3’, que abrange um total de 22 cidades e estabelece a ligação entre o Norte do estado e o eixo rodoviário da BR-277, com destino ao Porto de Paranaguá.

Investimentos Previstos e Prazo Contratual

O contrato de concessão prevê investimentos da ordem de R$ 16 bilhões ao longo de seus 30 anos de vigência. Em nota enviada ao Portal aRede, a ANTT esclareceu que “a aprovação formaliza o início do prazo para que a concessionária assuma a gestão dos trechos, o que está previsto para ocorrer em 11 de maio”. A aprovação do contrato foi realizada pela diretoria colegiada da ANTT.

Cobrança de Pedágio Ainda Sem Data Definida

Apesar da data de início das operações, a ANTT e a CCR ainda não divulgaram informações sobre o início da cobrança de pedágio. Seguindo o padrão de outras concessões rodoviárias no Paraná, a expectativa é que a cobrança comece após a realização de serviços iniciais de manutenção pela CCR PRvias, cujos trabalhos também precisarão ser aprovados pela ANTT.

Novas Informações em Breve

A ANTT informou que mais detalhes sobre o contrato serão divulgados nos próximos dias durante uma cerimônia. “As informações sobre o começo das operações e detalhes da execução do Plano de 100 Dias iniciais serão apresentadas em um evento, com data ainda em definição e que será comunicada à imprensa com antecedência”.

‘Lote 3’ da Malha Norte

O ‘Lote 3’ integra a chamada ‘Malha Norte’, que compreende 22 cidades e é fundamental para a ligação do Norte do Paraná com o eixo da BR-277, chegando até o Porto de Paranaguá. Ao todo, são 569 quilômetros de rodovias, incluindo as federais BR-369, BR-373 e BR-376, e as estaduais PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. O investimento previsto para este lote é de R$ 16 bilhões.

Cidades Abrangidas pelo Lote 3

As rodovias sob responsabilidade da CCR PRvias neste trecho atravessam os municípios de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.

Principais Intervenções nos Campos Gerais

Entre as principais obras previstas para a região dos Campos Gerais, destacam-se 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais. A cidade de Ponta Grossa será beneficiada com a construção de dois novos contornos: o ‘Contorno Norte’, com 14,65 quilômetros de extensão entre a BR-376 e a BR-373, e o ‘Contorno Leste’, que ligará a BR-373 à PR-151, com 27,7 quilômetros de extensão.

Duplicação da Rodovia do Café

O ‘Lote 3’ também contemplará a conclusão da duplicação da Rodovia do Café (BR-376) no trecho entre Mauá da Serra e Ponta Grossa. Serão duplicados 52,58 quilômetros da BR-376, divididos em quatro segmentos, passando pelos municípios de Mauá da Serra, Ortigueira e proximidades de Imbaú. Os contratos preveem que as principais intervenções sejam realizadas nos primeiros anos dos 30 de vigência da concessão.

Praças de Pedágio

Ao todo, serão sete praças de pedágio instaladas ao longo do ‘Lote 3’. Dessas, cinco já existem e duas são novas, localizadas nos municípios de Sertaneja, Mauá da Serra, Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Londrina e na Colônia Witmarsum.

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