Chuva persiste no Paraná e Simepar alerta para risco de tempestades no Litoral

Chuva persiste no Paraná e Simepar alerta para risco de tempestades no Litoral

(Foto: Divulgação Simepar)

Chuva persiste no Paraná e Simepar alerta para risco de tempestades no Litoral


Após passagem de tornado pela RMC e acumulados significativos no interior, a semana começa com alerta de enxurradas na faixa litorânea e previsão de nova frente fria para sexta-feira.

A semana começa com o tempo instável em todo o Paraná. Após um fim de semana marcado por grandes volumes de chuva e pela passagem de um tornado em São José dos Pinhais, o alerta agora se volta para o Litoral e o Leste da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o risco é alto para tempestades acompanhadas de descargas elétricas entre esta segunda (12) e terça-feira (13), principalmente no período da tarde, com possibilidade de enxurradas nas praias.

As pancadas de chuva típicas de verão — que ocorrem entre o fim da tarde e o início da noite — devem se estender até quarta-feira (14), atingindo também o Noroeste, Norte e Campos Gerais.

Nova frente fria à vista

A instabilidade deve ganhar força novamente no fim da semana. Segundo o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, o cenário muda a partir de sexta-feira (16).

“Na sexta-feira temos o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do país, que traz o aumento da instabilidade para todas as regiões paranaenses”, explica Barbieri.

Temperaturas mais amenas

Com a nebulosidade constante, o calor intenso dá uma trégua, especialmente na região Leste, onde as máximas devem ficar entre 26°C e 28°C.

No Norte do estado, os termômetros ainda sobem, variando entre 28°C e 30°C à tarde. As manhãs serão mais frescas no Oeste, Sudoeste e Sul. Já na RMC, o dia amanhece na casa dos 18°C.

Balanço do fim de semana: Tornado F2 e chuva forte

O fim de semana foi de tempo severo no estado. No sábado (10), um tornado classificado como F2 na escala Fujita (ventos de até 180 km/h) se formou em Piraquara e atingiu São José dos Pinhais. O fenômeno danificou 350 residências, afetou 1,2 mil pessoas e deixou dois feridos leves.

A mesma célula de tempestade causou ventos de até 70 km/h em Curitiba e despejou mais de 60 mm de chuva em apenas meia hora em Guaratuba.

No interior, os acumulados de chuva impressionaram entre sexta e sábado:

  • São Miguel do Iguaçu: 100,6 mm
  • Palotina: 95,6 mm
  • Assis Chateaubriand: 75,8 mm
  • Foz do Iguaçu: 75,6 mm

No domingo, os volumes baixaram significativamente, registrando máximas de 24 mm em Nova Tebas.

Chuva persiste no Paraná e Simepar alerta para risco de tempestades no Litoral
(Foto: José Fernando Ogura)

Com informações de SIMEPAR


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *