Publicidade
Publicidade
Publicidade

COB define calendário: Jogos da Juventude 2026 levarão 20 modalidades olímpicas a Foz do Iguaçu

COB define calendário: Jogos da Juventude 2026 levarão 20 modalidades olímpicas a Foz do Iguaçu

(Foto: Abelardo Mense Jr)

COB define calendário: Jogos da Juventude 2026 levarão 20 modalidades olímpicas a Foz do Iguaçu


Competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil trará 5 mil atletas de todo o país ao Paraná entre 19 de outubro e 3 de novembro; confira o calendário das 20 modalidades.

O calendário esportivo do Paraná ganhou uma data oficial para seu maior evento do ano. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou que os Jogos da Juventude CAIXA 2026 serão realizados entre 19 de outubro e 3 de novembro.

Pela primeira vez na história, Foz do Iguaçu será a sede da competição. A cidade da fronteira se prepara para receber cerca de 5.000 jovens atletas de todos os estados, que disputarão medalhas em 20 modalidades diferentes.

Publicidade

Paraná como vitrine do esporte nacional

A escolha de Foz do Iguaçu, anunciada originalmente no Prêmio Brasil Olímpico de 2025, consolida a capacidade do estado em receber grandes eventos. Para o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, a competição reafirma o protagonismo paranaense.

“A escolha evidencia a combinação de infraestrutura, planejamento e políticas públicas voltadas à realização de grandes eventos, ao fortalecimento do esporte de base e ao desenvolvimento de jovens talentos em todo o Estado”, avaliou Wirbiski.

O impacto econômico e turístico também é aguardado com expectativa. O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, destacou que os jogos movimentam toda a cadeia de serviços da região. “O evento representa mais uma oportunidade de incentivar o esporte, valorizar os jovens e projetar a cidade no cenário nacional”, disse.

Celeiro de novos talentos olímpicos

Os Jogos da Juventude são considerados a principal porta de entrada para o alto rendimento no Brasil. Marco La Porta, presidente do COB, reforça que o evento vai além da disputa por medalhas.

“Esta competição é um verdadeiro celeiro de talentos (…) É onde oferecemos a eles estrutura de altíssimo rendimento para a melhor performance e onde mostramos que o Movimento Olímpico possui um papel fundamental na construção de um Brasil mais justo.”

As modalidades em disputa

O programa esportivo mantém a estrutura de sucesso da edição anterior (Brasília 2025), incluindo a permanência do Remo Virtual como modalidade oficial.

Ao todo, serão disputados:

  • Individuais: Águas abertas, atletismo, badminton, ciclismo, esgrima, ginástica artística, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia e wrestling (todos masculino e feminino), além da ginástica rítmica (apenas feminino).
  • Coletivos: Basquete, futsal, handebol e voleibol (todos masculino e feminino).

Confira o calendário de competições

A organização dividiu o evento em blocos para otimizar a logística na cidade. Veja quando cada esporte entra em ação:

30 de outubro a 03 de novembro: Basquete, Futsal e Vôlei de Praia.

20 a 22 de outubro: Atletismo, Judô, Remo virtual, Taekwondo, Tênis de Mesa e Triatlo.

24 a 26 de outubro: Águas Abertas, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica e Wrestling.

24 a 28 de outubro: Handebol e Voleibol.

30 de outubro a 01 de novembro: Esgrima, Ginástica Artística, Natação e Tiro com Arco.

COB define calendário: Jogos da Juventude 2026 levarão 20 modalidades olímpicas a Foz do Iguaçu
(Foto: Abelardo Mense Jr))

Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.
Publicidade Relacionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *