Como será o tempo em agosto? Simepar prevê mês com pouca chuva e grande amplitude térmica no Paraná

Como Será o Tempo em Agosto? Simepar Prevê Mês com Pouca Chuva e Grande Amplitude Térmica no Paraná

(Foto: Denis Ferreira Netto)

Como será o tempo em agosto? Simepar prevê mês com pouca chuva e grande amplitude térmica no Paraná


Agosto deve ser mais seco que a média histórica, que já é a mais baixa do ano; prepare-se para manhãs geladas e tardes de sol com temperaturas amenas.

O mês de agosto, que começa nesta sexta-feira (1º), deve seguir um padrão clássico de inverno no Paraná, mas com uma característica acentuada: o tempo seco. De acordo com o Simepar, a previsão para o mês é de chuvas abaixo da média histórica, que já é a mais baixa de todo o ano.

A principal marca do clima em agosto será a grande amplitude térmica, com uma diferença significativa entre as temperaturas da manhã e da tarde, exigindo que os paranaenses saiam de casa preparados para o frio e o calor no mesmo dia.

As temperaturas: manhãs geladas, tardes amenas

A previsão indica que as temperaturas médias de agosto ficarão dentro da normalidade para o período, sem ondas de frio extremo ou calor fora de época. O que vai predominar é a oscilação diária. “É um mês que começa a ter oscilações maiores nas temperaturas. A previsão é de noites geladas e tardes aprazíveis“, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. A condição para formação de nevoeiros no amanhecer também permanece, principalmente no Leste, Campos Gerais e na região de Curitiba.

Como Será o Tempo em Agosto? Simepar Prevê Mês com Pouca Chuva e Grande Amplitude Térmica no Paraná
(Foto: Denis Ferreira Netto)

A chuva: poucos eventos e acumulados baixos

Historicamente, agosto já é o mês menos chuvoso no Paraná. Em 2025, essa característica deve ser ainda mais forte. A previsão aponta para a passagem de algumas frentes frias, como a que chega na próxima segunda-feira (4), mas que devem trazer apenas chuvas fracas e de baixo volume. “O final do mês tem previsão de chuva mais organizada, mas ainda assim o volume total de chuvas do mês deverá ficar abaixo da média histórica”, afirma Kneib. Apenas as regiões Oeste e Sudoeste devem ter acumulados um pouco mais significativos.

Com informações de Simepar


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *