(Foto: Divulgação PMC)
De coleira para cães cegos a mão robótica: Feira Maker em Curitiba exibe criatividade e inovação
Evento no Cajuru, promovido pelo Fab Lab da Prefeitura, reuniu 60 projetos que usam a tecnologia para solucionar problemas do dia a dia.
Uma coleira que ajuda cães cegos a não colidirem com obstáculos, uma mão robótica funcional e uma bengala inteligente para pessoas com deficiência visual. Essas foram apenas algumas das 60 invenções criativas apresentadas na Feira Maker, realizada no último fim de semana na Rua da Cidadania do Cajuru. O evento, promovido pelo Fab Lab da Prefeitura de Curitiba, mostrou como a tecnologia e a criatividade podem ser usadas para desenvolver soluções práticas e acessíveis para desafios cotidianos.
A cultura do “faça você mesmo” em destaque
A feira foi uma grande celebração da cultura maker, o movimento do “faça você mesmo” que une tecnologia, aprendizado e colaboração. O evento reuniu estudantes, inventores independentes e educadores que compartilharam seus projetos e conhecimentos com os cerca de 300 visitantes.
“A ideia é democratizar o acesso à inovação e incentivar o desenvolvimento de soluções que resolvam problemas do nosso dia a dia”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

Fortalecendo Curitiba como polo de inovação
Ao dar espaço para a exibição de projetos criados pela comunidade, a Feira Maker cumpriu o objetivo de fortalecer Curitiba como um importante polo de tecnologia e inovação colaborativa. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, não apenas dá visibilidade aos inventores locais, mas também estimula a troca de ideias e inspira uma nova geração a experimentar e criar. “Fortalecemos uma comunidade criativa que tem muito a contribuir com soluções para o futuro”, completou o secretário.