De fábricas a museus: o crescimento de 7,5% que atrai investimentos milionários para o Paraná

De Fábricas a Museus: O Crescimento de 7,5% que Atrai Investimentos Milionários Para o Paraná

(Foto: Grupo Volvo América Latina)

De fábricas a museus: o crescimento de 7,5% que atrai investimentos milionários para o Paraná


Desempenho do estado no 1º quadrimestre é mais que o dobro da média nacional, impulsionado por recordes no agronegócio, na indústria e no comércio, aponta o Banco Central.

A economia paranaense disparou e registrou o maior crescimento do Brasil no primeiro quadrimestre de 2025. De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma “prévia” do PIB, a atividade econômica no Paraná cresceu 7,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O desempenho é mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,5%, e coloca o estado à frente de Santa Catarina (7,1%) e Goiás (6,9%) no ranking de crescimento. “O primeiro lugar do Paraná já havia sido observado no 1º trimestre, repetindo-se agora, o que não deixa dúvida quanto ao êxito das políticas estaduais”, afirmou Jorge Callado, presidente do Ipardes.

Uma economia forte em todos os setores

O resultado notável do Paraná é fruto de um crescimento robusto e equilibrado em todos os grandes setores da economia. No agronegócio, a projeção é de um aumento de 20% na safra de grãos, que deve atingir o recorde de 45,2 milhões de toneladas. A indústria paranaense avançou 5,3%, quase quatro vezes mais que a média nacional, com destaque para os setores químico, automotivo e de máquinas. O comércio varejista também superou o desempenho do país, com uma alta de 3,3% nas vendas.

De Fábricas a Museus: O Crescimento de 7,5% que Atrai Investimentos Milionários Para o Paraná
(Foto: Roberto Dziura Jr)

Ambiente de negócios atrativo gera investimentos

Para o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, os números refletem o ambiente favorável de negócios que o Paraná construiu, o que tem atraído investimentos de grande porte para diversas regiões. Ele cita como exemplos os recentes anúncios de novos empreendimentos, que vão desde o setor industrial até o turismo.

“São grandes empresas no ramo industrial, como a nova fábrica de pneus da XBRI, em Ponta Grossa, passando por empreendimentos que vão impulsionar ainda mais o turismo, como é o caso do Centro Pompidou, que será instalado em Foz do Iguaçu”, disse Maia.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *