(Foto: André Jonsson)
Domingo de opostos no Paranaense: Maringá aplica goleada histórica contra o rebaixamento e Operário abre vantagem nas quartas
Rodada foi marcada por um atropelo de 5 a 0 no “Torneio da Morte”, com show de Caíque Cálito, e pela vitória segura do Fantasma em Ponta Grossa.
A noite deste domingo (1º) foi decisiva para os rumos do Campeonato Paranaense 2026, com definições importantes tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela. Em cenários distintos, Maringá FC e Operário Ferroviário fizeram valer o mando de campo e construíram vantagens expressivas para os jogos de volta.
No Estádio Willie Davids, a disputa contra o descenso virou um monólogo com uma goleada de 5 a 0 do Maringá sobre o rival local. Já nos Campos Gerais, o Operário foi cirúrgico para vencer o Azuriz por 2 a 0 e largar na frente por uma vaga na semifinal.
Massacre no Willie Davids
No duelo que valia a sobrevivência na elite estadual, o Maringá FC praticamente liquidou a fatura contra o Galo Maringá. O destaque absoluto da partida foi o atacante Caíque Cálito, que comandou o setor ofensivo e marcou três vezes ainda no primeiro tempo.
A superioridade do time da casa ficou evidente logo no apito inicial. Aos 2 minutos, Caíque Cálito recebeu pela direita e, com categoria, finalizou de três dedos para abrir o placar com um golaço. O ímpeto não diminuiu e, aos 21, o camisa 99 ampliou com um chute colocado, sem chances para o goleiro Caio Bolonhin.
O atropelo continuou. Aos 25 minutos, após jogada de Edison Negueba e finalização no travessão de Ronaldo Camarão, o próprio Negueba aproveitou o rebote para fazer o terceiro. Quatro minutos depois, Caíque completou seu hat-trick, transformando a vitória em goleada antes mesmo do intervalo.
No segundo tempo, o Maringá apenas administrou o resultado. O Galo ainda teve um gol anulado de Iruan Lima, mas viu Paulinho fechar a conta aos 36 minutos com um chute da entrada da área.
Como fica: Com o 5 a 0, o Maringá pode perder o jogo de volta (no próximo sábado, às 20h) por até quatro gols de diferença que ainda garante a permanência na Primeira Divisão. Ao Galo Maringá, resta a missão quase impossível de vencer por seis gols para evitar a queda.
Fantasma impõe ritmo em Ponta Grossa
Pelas quartas de final, o Operário Ferroviário recebeu o Azuriz no Estádio Germano Krüger e construiu sua vitória com autoridade na etapa inicial.
O Fantasma abriu o placar aos 17 minutos explorando a bola parada. Boschilia cobrou falta na área e o volante Vinícius Diniz subiu livre para cabecear no canto esquerdo. Dominando as ações, o time da casa ampliou aos 40 minutos, novamente com participação de Diniz, que lançou na área para o lateral Moraes bater forte e fazer 2 a 0.
Na etapa final, o jogo ganhou contornos dramáticos. O Azuriz se lançou ao ataque e criou chances claras para descontar. Aos 19, Maranhão, livre de marcação e sem goleiro, chutou para fora. Aos 26, Caetano acertou o travessão em um chute de longe. Já nos acréscimos, o goleiro Vágner operou um milagre em finalização de Gabriel Zeca, garantindo a vantagem intacta.
Como fica: As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (8), às 18h30, no Estádio Os Pioneiros. O Operário joga pelo empate ou pode até perder por um gol de diferença para avançar. O Azuriz precisa vencer por três gols para a vaga direta ou por dois gols para levar a decisão aos pênaltis.

- Fim da farra dos golpistas? Novas regras do Pix permitem rastrear dinheiro e agilizar reembolso a partir desta semana - 3 de fevereiro de 2026
- Ana Castela, Luan Santana e Pedro Sampaio: Confira a programação completa da Festa da Uva de Colombo - 3 de fevereiro de 2026
- Golpe do falso aluguel no litoral: PCPR alerta turistas e moradores para o Carnaval - 3 de fevereiro de 2026





