(Foto: Isabella Mayer)
Em apenas 2 horas: Curitiba é a capital mais rápida do Brasil para abrir uma empresa
Levantamento do governo federal aponta que, com desburocratização e tecnologia, tempo de abertura na cidade é 90% menor que a média nacional e já impulsiona a criação de novos negócios.
Curitiba se consolidou como a capital brasileira onde é mais rápido e fácil abrir um negócio. Um levantamento do “Mapa das Empresas”, do governo federal, revelou que o tempo médio para se registrar uma nova empresa na cidade é de apenas duas horas. O resultado coloca a capital paranaense no topo do ranking nacional, com um tempo 90% menor que a média brasileira, de 21 horas. A transformação é notável: em 2019, o mesmo processo levava em média 3 dias e 9 horas.
O “Segredo” do sucesso: menos burocracia e mais tecnologia
A agilidade é resultado de uma série de medidas de desburocratização e digitalização implementadas pela Prefeitura de Curitiba nos últimos anos. Um dos principais fatores foi a ampliação da Lei da Liberdade Econômica, que hoje isenta 606 tipos de atividades de baixo risco — como agências de publicidade, consultorias e comércios de vestuário — da necessidade de alvarás e licenças prévias. Além disso, a prefeitura automatizou processos como a consulta de viabilidade e integrou seus sistemas à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas), tornando as etapas eletrônicas.
“A burocracia sempre foi um entrave para o empreendedorismo. O poder público precisa ser um indutor e é o que estamos fazendo, com sucesso, aqui em Curitiba”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.

Resultado concreto: mais empresas e crescimento econômico
A facilidade para abrir um negócio já se reflete em números. De acordo com o mesmo levantamento federal, foram abertas 38.280 empresas em Curitiba nos primeiros cinco meses de 2025, um crescimento de 18,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. “Todas essas ações garantem aos empreendedores o início das atividades de forma rápida e descomplicada, contribuindo para o sucesso dos seus negócios e o desenvolvimento econômico da cidade”, destaca Evelize Tarasiuk, gerente de cadastro da Secretaria de Finanças.