(Foto: Divulgação)
Estiagem drástica: Cataratas do Iguaçu operam com um terço da vazão normal em meio à seca no Paraná
Com apenas 426 mil litros por segundo, volume das quedas d’água está muito abaixo da média histórica, refletindo a seca que afeta o Estado desde dezembro e gera preocupações para o abastecimento e a agricultura.
As famosas Cataratas do Iguaçu registraram nesta terça-feira (27) uma vazão de água três vezes menor que a média histórica, de acordo com o monitoramento da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O volume atual caiu drasticamente para 426 mil litros por segundo, contrastando com a média de 1,5 milhão de litros por segundo. A redução é um reflexo direto da estiagem que atinge o Paraná desde dezembro de 2024.
O cenário das quedas d’água, um dos maiores atrativos turísticos do Brasil e da Argentina, mudou drasticamente. A falta de chuvas tem impactado não apenas a beleza natural das Cataratas, mas também outros setores vitais do Estado.

Impactos da seca no Paraná
Além da geração de energia, o tempo seco tem prejudicado o abastecimento de água em diversas regiões e gerado grande preocupação entre os produtores rurais, principalmente nas regiões Sudoeste, Oeste e Central do Paraná.
Na última quinta-feira (22), o governador Ratinho Junior (PSD) chegou a decretar situação de emergência no Paraná por causa da seca, evidenciando a gravidade do problema.
As Cataratas do Iguaçu, localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, possuem aproximadamente 80% de suas quedas em território argentino e 20% em território brasileiro. A vista mais ampla, que atrai milhares de turistas, é do lado brasileiro. A vazão natural depende diretamente das condições climáticas e do nível do Rio Iguaçu, que atravessa ambos os países.
- Viagens Aéreas no Brasil Disparam: Aeroportos Registram Crescimento de 9,4% e Marca Inédita de 129,6 Milhões de Passageiros em 2025, Aponta Anac - 22 de janeiro de 2026
- Após acordo Mercosul-UE, Santiago Peña diz que bloco mira Japão, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Indonésia, Vietnã e Canadá - 22 de janeiro de 2026
- Zebras e viradas: Coritiba tropeça no Couto, Operário desencanta e Foz vence jogo de cinco gols - 21 de janeiro de 2026

