Publicidade
Publicidade
Publicidade

Explosão de MEIs: Microempreendedores são 76% das novas empresas abertas no Estado em 2026

Explosão de MEIs: Microempreendedores são 76% das novas empresas abertas no Estado em 2026

(Foto: Canva)

Explosão de MEIs: Microempreendedores são 76% das novas empresas abertas no Estado em 2026


Microempreendedores Individuais (MEIs) lideram a estatística, representando 76% dos novos negócios; programa de desburocratização impulsiona dispensa de alvarás.

O Paraná começou o ano de 2026 com o pé no acelerador no ambiente de negócios. O estado fechou o mês de janeiro com um saldo positivo de 17.220 novas empresas. O número é o resultado da diferença entre as 39.618 aberturas e as 22.398 baixas registradas no período.

Com esse desempenho, o estado se aproxima de uma marca histórica: já são 1.989.246 empresas ativas (entre matrizes e filiais), faltando pouco para atingir os 2 milhões de CNPJs em operação.

Publicidade

Os dados foram compilados pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e mostram que a força motriz desse crescimento continua sendo o pequeno negócio.

A força do MEI

Do total de empresas abertas em janeiro, a grande maioria é formada por Microempreendedores Individuais (MEI). Foram 30.188 novos registros nessa categoria, o que equivale a 76% do total.

O perfil das novas constituições também inclui:

  • 8.905 empresas Limitadas (LTDA);
  • 462 empresários individuais;
  • 12 cooperativas;
  • 37 Sociedades Anônimas (SA).

“O Paraná dá continuidade ao bom resultado de 2025 (…) e já começa o ano com saldo positivo, o que demonstra a confiança dos empreendedores nas políticas do Estado”, avalia Marco Rigoni, presidente da Jucepar.

Menos burocracia, mais negócios

Um dos fatores que explica a agilidade na abertura de empresas é o programa Descomplica Paraná. Criado em 2019, o sistema permite a liberação de CNPJ e autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas.

O impacto dessa política aparece nos números do “Selo de Baixo Risco”. Em janeiro, 4.491 empresas foram beneficiadas com a dispensa de alvarás (de Bombeiros, Vigilância Sanitária, etc.) para começar a funcionar ou alterar seus registros.

Esse volume representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo mês do ano passado. Atualmente, o Paraná lidera o ranking nacional de liberdade econômica, com 975 atividades econômicas dispensadas de licenças prévias, conforme decreto estadual.

Explosão de MEIs: Microempreendedores são 76% das novas empresas abertas no Estado em 2026
(Foto: Roberto Dziura Jr)

Com informações de Agência de Notícias da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.
Publicidade Relacionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *