(Foto: Roberto Corrêa)
Furacão não reage: Athletico-PR perde para o Vila Nova e segue sem vencer na Série B
Com gols de Bernardo Schappo e Gabriel Poveda no primeiro tempo, o Vila Nova derrota o Athletico-PR por 2 a 1 no Estádio OBA, em Goiânia; Zapelli, de pênalti, descontou para o Furacão, que chega a quatro partidas consecutivas sem vencer na Série B e cai para a 11ª posição na tabela.
O Athletico Paranaense completou neste sábado (17) sua quarta partida consecutiva sem vitória no Campeonato Brasileiro Série B. Em confronto válido pela oitava rodada, disputado no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, o Furacão foi superado pelo Vila Nova por 2 a 1. O Tigrão, que se recuperou da derrota anterior, fez um ótimo primeiro tempo, garantiu o resultado e se manteve na parte de cima da tabela da competição, dentro do G-4.
Primeiro tempo de domínio goiano
A etapa inicial da partida foi marcada pelo domínio do Vila Nova, que criou as melhores oportunidades e poderia ter construído uma vantagem ainda maior. Aos 12 minutos, Guilherme Parede, retornando de lesão, fez um cruzamento preciso na cabeça do zagueiro Bernardo Schappo, que abriu o placar para o Tigrão. O mesmo Schappo chegou a marcar novamente aos 18, mas o gol foi anulado por impedimento. O Vila continuou pressionando, e aos 32 minutos, após mais um cruzamento de Parede, Tiago Pagnussat cabeceou e Gabriel Poveda aproveitou o rebote do goleiro Mycael para ampliar para 2 a 0. O Athletico, atordoado, teve poucas finalizações perigosas no primeiro tempo.

Furacão diminui, mas não evita a derrota
O segundo tempo começou com o Vila Nova mantendo a intensidade, chegando a acertar a trave com Gabriel Poveda logo aos cinco minutos. Aos poucos, o Athletico tentou reagir, especialmente com as mudanças promovidas pelo técnico João Correia e as entradas de jogadores como João Cruz. O gol do Furacão saiu apenas aos 30 minutos, em cobrança de pênalti convertido por Zapelli, após revisão do VAR em lance envolvendo Schappo e Luiz Fernando. Apesar de ter diminuído o placar, o Athletico não conseguiu superar a defesa bem postada do Vila Nova nos minutos finais, e a partida terminou com a vitória do time goiano por 2 a 1.
Impacto na classificação e próximos jogos
Com a vitória, o Vila Nova chegou aos 16 pontos, ultrapassando o Remo e assumindo provisoriamente a segunda colocação na tabela da Série B. O time goiano agora aguarda os demais resultados da rodada. Já o Athletico-PR, com a derrota, estacionou nos 10 pontos e caiu para a 11ª posição, podendo perder mais lugares dependendo dos resultados dos jogos de domingo.
O Athletico-PR terá pouco tempo para se recuperar, pois já volta a campo na próxima terça-feira (20) pela Copa do Brasil. O adversário será o Brusque, em partida válida pela terceira fase da competição, que será disputada em Curitiba. Pela Série B, o Furacão jogará novamente em casa no dia 24 de maio, contra o Athletic.