Intensa Movimentação no Aeroporto Afonso Pena
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), tem se tornado palco de momentos emocionantes de despedidas e reencontros no início deste ano. Estudantes do programa “Ganhando o Mundo”, do Governo do Paraná, estão em trânsito para dar continuidade às suas jornadas educacionais no exterior. Alunos que retornam de intercâmbios se despedem de colegas, enquanto novos grupos embarcam para iniciar suas experiências internacionais.
Embarques para a Edição 2026
A edição de 2026 do programa promete ser a maior já realizada, com um total de 2 mil alunos do ensino médio da rede estadual paranaense distribuídos em cinco países de língua inglesa. Em janeiro, os embarques já estão a todo vapor: 149 estudantes foram para a Irlanda nos primeiros dias do mês. Outros 46 seguirão viagem no dia 14, e mais 26 embarcarão para o Reino Unido no dia 17. No final de janeiro e início de fevereiro, 400 alunos partirão para o Canadá e 100 para a Nova Zelândia. Os intercâmbios para a Austrália estão agendados para o segundo semestre.
Retornos e Conclusão de Ciclos
Enquanto novos estudantes embarcam, outros retornam. Em janeiro, 149 alunos da rede pública estadual concluem seus semestres letivos no Reino Unido, como parte da edição 2025 do programa. Os desembarques estão programados para esta semana e também nos dias 10 e 18 de janeiro, marcando o encerramento de mais um ciclo de intercâmbio internacional.
Critérios de Seleção e Impacto do Programa
O programa “Ganhando o Mundo” é reconhecido por selecionar estudantes de todos os 399 municípios do Paraná, com base em critérios rigorosos como desempenho escolar, frequência e resultados em avaliações oficiais. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressalta a importância do intercâmbio como uma oportunidade única, muitas vezes a primeira de sair do país e vivenciar uma imersão educacional internacional.
“É um programa fantástico para os estudantes da rede estadual. A gente seleciona, no mínimo, um estudante por município entre aqueles que têm as melhores notas e frequência. Ou seja, a seleção é por mérito, premiando nossos melhores alunos com a oportunidade de viajar e ter essa grande formação”, explicou.
“Ganhando o Mundo”: Um Marco na Educação
Criado em 2022, o programa se consolidou como a maior iniciativa pública de intercâmbio da América do Sul. Ele permite que estudantes de 15 a 18 anos da rede estadual cursem um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas custeadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). A edição de 2026 elevará o número total de jovens atendidos para 4.540 desde o lançamento, com um investimento acumulado superior a R$ 500 milhões.
Pacote Completo de Apoio e Projetos Pós-Intercâmbio
O pacote oferecido pelo programa é abrangente, cobrindo alimentação, hospedagem, transporte, emissão de documentos, passagens aéreas, exames médicos, seguro-viagem, matrícula e mensalidade em escolas estrangeiras, material didático e uniforme. Cada intercambista recebe ainda um auxílio mensal de R$ 800. Ao retornar ao Brasil, os estudantes desenvolvem projetos interdisciplinares em suas escolas de origem, multiplicando as experiências adquiridas no exterior para toda a comunidade escolar.
- Obra de Restauração em Concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira Atinge 26% de Conclusão - 21 de janeiro de 2026
- Da Festa da Uva à Procissão no Mar: confira a agenda cultural que movimenta o Paraná no fim de janeiro - 21 de janeiro de 2026
- Motor da economia: Portos do Paraná crescem 10%, batem recorde histórico e lideram avanço logístico no Brasil - 21 de janeiro de 2026

