Geotecnologia a favor do empreendedor: como o novo sistema da Jucepar vai revolucionar o registro de empresas

Geotecnologia a Favor do Empreendedor: Como o Novo Sistema da Jucepar Vai Revolucionar o Registro de Empresas

(Foto: Fábio Dias)

Geotecnologia a favor do empreendedor: como o novo sistema da Jucepar vai revolucionar o registro de empresas


Jucepar oferecerá gratuitamente aos 399 municípios uma ferramenta de georreferenciamento que dará resposta sobre viabilidade de local em segundos, eliminando o principal gargalo da burocracia.

O fim do principal gargalo na abertura de empresas

O Governo do Paraná anunciou, nesta segunda-feira (14), a criação de uma nova ferramenta digital que promete acelerar ainda mais a abertura de empresas no estado. Desenvolvido pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), o sistema usará georreferenciamento para automatizar a consulta de viabilidade de local.

Atualmente, a verificação manual se um negócio pode ou não ser instalado em um determinado endereço representa 80% do tempo total gasto no processo. Com a nova tecnologia, essa resposta será instantânea. “Vamos diminuir ainda mais o tempo de criação de empresas, facilitando a vida de quem quer investir”, afirmou o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

Uma ferramenta gratuita para os 399 municípios

O novo sistema será oferecido de forma gratuita pela Jucepar a todos os 399 municípios paranaenses, bastando a adesão da prefeitura. Para incentivar a implementação, a Junta Comercial firmou uma parceria com o Sebrae/PR para realizar encontros de conscientização com os gestores municipais.

Cidades como Maringá, Cascavel, Pato Branco e Guarapuava já estão em negociação para adotar a ferramenta, que se integrará aos sistemas de cada prefeitura para fornecer as respostas automáticas aos empreendedores.

Geotecnologia a Favor do Empreendedor: Como o Novo Sistema da Jucepar Vai Revolucionar o Registro de Empresas
(Foto: Gabriel Rosa)

Mais um passo do “Descomplica Paraná”

A iniciativa faz parte do bem-sucedido programa Descomplica Paraná, que tem transformado o ambiente de negócios no estado. No mesmo evento, o governo também oficializou a ampliação da lista de atividades de “baixo risco” de 771 para 975, que são dispensadas de licenças prévias. “Quando assumimos o governo, levava até 50 dias para abrir uma empresa. Hoje, isso ocorre em apenas algumas horas, e somos referência nacional”, destacou o governador em exercício, Darci Piana, sobre os avanços do programa.

Ranking estadual para incentivar a agilidade

Para estimular ainda mais a modernização, o governo também anunciou a criação de um ranking estadual que medirá o desempenho dos municípios na agilização de processos para empreendedores. Serão avaliados indicadores como o tempo de resposta da consulta prévia e a emissão de licenças. A divulgação dos dados apontará as cidades mais engajadas na transformação digital, criando um ambiente de competição saudável que beneficiará diretamente quem deseja abrir um negócio no Paraná.

Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *