Geotecnologia a favor do empreendedor: como o novo sistema da Jucepar vai revolucionar o registro de empresas
Jucepar oferecerá gratuitamente aos 399 municípios uma ferramenta de georreferenciamento que dará resposta sobre viabilidade de local em segundos, eliminando o principal gargalo da burocracia.
O fim do principal gargalo na abertura de empresas
O Governo do Paraná anunciou, nesta segunda-feira (14), a criação de uma nova ferramenta digital que promete acelerar ainda mais a abertura de empresas no estado. Desenvolvido pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), o sistema usará georreferenciamento para automatizar a consulta de viabilidade de local.
Atualmente, a verificação manual se um negócio pode ou não ser instalado em um determinado endereço representa 80% do tempo total gasto no processo. Com a nova tecnologia, essa resposta será instantânea. “Vamos diminuir ainda mais o tempo de criação de empresas, facilitando a vida de quem quer investir”, afirmou o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.
Uma ferramenta gratuita para os 399 municípios
O novo sistema será oferecido de forma gratuita pela Jucepar a todos os 399 municípios paranaenses, bastando a adesão da prefeitura. Para incentivar a implementação, a Junta Comercial firmou uma parceria com o Sebrae/PR para realizar encontros de conscientização com os gestores municipais.
Cidades como Maringá, Cascavel, Pato Branco e Guarapuava já estão em negociação para adotar a ferramenta, que se integrará aos sistemas de cada prefeitura para fornecer as respostas automáticas aos empreendedores.

Mais um passo do “Descomplica Paraná”
A iniciativa faz parte do bem-sucedido programa Descomplica Paraná, que tem transformado o ambiente de negócios no estado. No mesmo evento, o governo também oficializou a ampliação da lista de atividades de “baixo risco” de 771 para 975, que são dispensadas de licenças prévias. “Quando assumimos o governo, levava até 50 dias para abrir uma empresa. Hoje, isso ocorre em apenas algumas horas, e somos referência nacional”, destacou o governador em exercício, Darci Piana, sobre os avanços do programa.
Ranking estadual para incentivar a agilidade
Para estimular ainda mais a modernização, o governo também anunciou a criação de um ranking estadual que medirá o desempenho dos municípios na agilização de processos para empreendedores. Serão avaliados indicadores como o tempo de resposta da consulta prévia e a emissão de licenças. A divulgação dos dados apontará as cidades mais engajadas na transformação digital, criando um ambiente de competição saudável que beneficiará diretamente quem deseja abrir um negócio no Paraná.