(Foto: Divulgação)
Parceria inovadora visa transformar a entrega de produtos com drones em uma solução prática e escalável
A Atech, empresa do Grupo Embraer, e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, firmaram uma parceria estratégica com a XMobots para implementar um projeto pioneiro em 2024: a criação de “aerovias” para drones na capital paranaense.
A Atech é especialista em engenharia, desenvolvimento e integração de sistemas e tecnologias de consciência situacional, fornecendo soluções de ponta para provedores de serviços de navegação aérea, operadores de aeroportos, companhias aéreas, aviação militar e agências de defesa aérea.
Iniciativa pioneira
A iniciativa visa transformar a entrega de produtos com drones em uma solução prática e escalável, beneficiando empresas e clientes. Curitiba foi escolhida para sediar o projeto devido ao seu histórico de fomento à inovação na mobilidade urbana, à presença do CINDACTA II, responsável pelo controle do espaço aéreo da região Sul, e à sua infraestrutura robusta. Além disso, a cidade é reconhecida como um polo de inovação, com uma base legal que incentiva e promove o desenvolvimento tecnológico.
Tecnologia de ponta
A solução tecnológica desenvolvida pela Atech é fundamental para o sucesso do projeto. Ela permite o planejamento antecipado de cada missão, levando em consideração diversos fatores críticos, como restrições de voo, disponibilidade de comunicação, detecção de obstáculos, condições meteorológicas e conflitos com outras missões programadas.
Apoio municipal
A parceria entre a Prefeitura e a Atech foi viabilizada pela legislação do Sandbox Regulatório de Curitiba, que permite o teste de produtos e serviços inovadores na cidade sem a necessidade de todas as licenças e alvarás exigidos normalmente.
O vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, liderou uma visita técnica à sede da Atech em São Paulo no dia 5/2, demonstrando o compromisso da Prefeitura com o projeto.
“Tivemos a oportunidade de aprofundar o relacionamento da Prefeitura e da Agência de Inovação com a Atech, empresa do grupo Embraer, que é muito importante no desenvolvimento de tecnologia de ponta, referência para o país e o mundo. Curitiba é uma cidade que também quer sempre estar na ponta, então, é uma parceria que tem tudo a ver.”, destacou Paulo Martins.