(Foto: Jonathan Campos)
Governo nomeia 604 policiais e efetiva a maior contratação da história da Polícia Civil do Paraná
Reforço de 80 delegados, 40 papiloscopistas e 484 agentes visa aumentar a solução de crimes e agilizar o atendimento em todo o estado; posse coroa ano recorde de nomeações.
Um reforço histórico para a Polícia Civil
O governador Ratinho Junior assinou, nesta terça-feira (22), a nomeação de 604 novos policiais civis, consolidando 2025 como o ano da maior contratação da história da Polícia Civil do Paraná (PCPR). O novo efetivo, aprovado no concurso público de 2021, será distribuído por todas as regiões do estado. “Nossa Polícia Civil já se destaca pelo alto índice de solução de crimes. Com esse reforço histórico, o objetivo é oferecer ainda mais segurança aos paranaenses”, destacou o governador.
Mais delegados, agentes e peritos em todo o estado
O grupo de nomeados é composto por 80 delegados, 40 papiloscopistas e 484 agentes de polícia judiciária. Eles atuarão diretamente na linha de frente da investigação criminal, na condução de inquéritos, na realização de perícias e no atendimento à população nas delegacias. “Trata-se de mais uma entrega concreta para o fortalecimento da Polícia Civil. O que visualizamos são mais investigações concluídas e respostas mais céleres à população”, ressaltou o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

O caminho até a delegacia: formação e posse
Os novos policiais agora se preparam para a próxima etapa. Em agosto, eles iniciarão o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil. A previsão é que a capacitação seja concluída ainda este ano, permitindo que os novos servidores comecem a atuar nas delegacias de todo o Paraná já no mês de dezembro. A lotação de cada profissional será definida apenas ao final do curso de formação.
Investimento recorde em segurança
A contratação dos novos policiais representa um investimento anual de mais de R$ 108 milhões na folha de pagamento. Segundo o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, o aporte é possível graças ao bom momento econômico do estado, que permitiu que o orçamento da pasta quase dobrasse, chegando a R$ 7 bilhões neste ano. “A nomeação desses novos policiais representa o fortalecimento da investigação criminal e da presença do Estado em todas as regiões”, afirmou.
Com informações de Agência de Notícias do Governo do Paraná
- Paraná amplia liberdade econômica: 975 atividades agora têm dispensa de alvarás e licenças - 3 de outubro de 2025
- A trilha sonora de uma geração: Paralamas celebram 40 anos com show de clássicos em Curitiba - 3 de outubro de 2025
- Litoral recebe mais de 1.100 atletas para a grande celebração do esporte sênior - 3 de outubro de 2025