(Foto: Divulgação SESP/PR)
Governo sanciona lei que permite retorno de policiais e bombeiros aposentados à ativa no Paraná
Medida voluntária visa reforçar o efetivo com profissionais experientes; retorno terá duração de até três anos com uma verba indenizatória mensal de R$ 4,3 mil.
O governador em exercício, Darci Piana, sancionou nesta quinta-feira (3) a lei que autoriza o retorno voluntário de policiais e bombeiros militares da reserva remunerada ao serviço ativo no Paraná. A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa no início da semana, tem como objetivo principal reforçar o efetivo das corporações, aproveitando o conhecimento e a experiência de profissionais já formados. A designação dos militares será feita pelo comando de cada força, com base no interesse público.
Quem pode voltar e em quais condições?
A nova lei estabelece critérios claros para o retorno. Poderão ser chamados os militares que se aposentaram com remuneração integral e que estão na reserva há menos de dez anos. É necessário também ter aptidão física e mental comprovada. Durante o período na ativa, que pode durar até três anos (prorrogáveis por mais três), os profissionais receberão uma verba indenizatória mensal de aproximadamente R$ 4,3 mil, que não se incorpora à aposentadoria, e atuarão em funções não-operacionais, sem ocupar cargos de comando.

Fortalecimento do efetivo e o fim do antigo modelo
A lei também moderniza a estrutura de voluntariado, revogando futuros chamamentos para o antigo Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV), criado em 2017, e estabelecendo regras mais claras para os novos contratos. Na mesma data, foi sancionada outra lei que fixa o efetivo da Polícia Militar do Paraná em 23.576 policiais, parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para organizar e fortalecer a segurança pública paranaense.
Este governo canalha , desgraça com todos servidores que já estão aposentados chamando alguns de volta e pagando miséria e por pouco tempo. Tudo isso para não pagar o que na verdade é devido ao servidores públicos do Paraná que estão com salarios defasados em 50% e desde 2016 não paga reposição das inflações anterirores enem tem a data base respeitada e seus direitos conforme aprovada e é negada constantemente por este desgoverno. Faz estas manobras todas para acabar de liquidar os aposentados do estado.Quem não pode voltar ao serviço ou receber um salario, reajuste conforme precisam a muito, coisa feita de caso pensado para exterminar com quem deu a vida toda para estas instituições públicas como servidores que; não tem uma assitencia médica capaz (SAS é um lixo) aposentados que não recebem ajuda alguma como os da ativa vale refeição, horas extras (coisa só na ativa)e agora este chamamento só para ludibriar, enganar quem foi servidor dando um (AR de APARENCIA) que esta tudo bem mas que, isso não é, imcorporado aos salarios e quando saem cai na mesma VALA COMUM dos demais, um cala boca as reclamações,tem servidores aposentados precisando de ajuda até de alimentos, passando por necessidades primentes.DEVERIAM PAGAR O QUE DEVEM AOS SERVIDORES COMO; REPOSIÇÃO E UM SALARIO CONDIZENTE E NÃO FAZER MÉDIA. POLÍTICAGEM COMO SE ESTIVESSE TUDO BEM MÁQUINA DO ESTADO, E NÃO USAR SERVIDORES COMO COBÁIAS COMO PROPOSTA AOS SEUS INTERESSES PARTICULARES, CASSANDO DIREITOS EM TUDO E DEMONSTRANDO COM ISSO TODO DESPREPARO,DESCASO OU AINDA UMA COISA INESISTENTE, SUPERAVIT DO ESTADO QUE, NA VERDADE NÃO É, DINHEIRO, VERBA DOS SERVIDORES PÚBLICOS NÃO PAGOS, DIREITOS NEGADOS E SURRUPIADOS DOS SERVIDORES !? AGORA, É SABEDOR DE TODAS DIFICULDADES QUE TODOS SERVIDORES PASSAM INCLUSIVE OS APOSENTADOS, COLOCANDO PANOS “QUENTES” PARA ENGANAR, LUDIBRIAR, PAGANDO HORAS EXTRAS E VALE REFEIÇÃO PARA OS DA ATIVA, APOSENTADOS SEM SALARIO E TEMPO PARA VIVER COM SEUS FAMILIARES TENDO QUE VOLTAR OU FAZER “BICOS” CHAMANDO ALGUNS APOSENTADOS PARA TRABALHAR, CONTINUANDO A PAGAR MISÉRIA PARA NÃO CONTRATAR SERVIDOR DE VERDADE E CONCURSADO E QUE, TODOS NÃO LEVAM ESTAS VANTAGENS POR HORA PARA SUA APOSENTADORIA. CAEM NA MESMA VALA DOS DEMAIS!? ENGANAÇÃO E MEIO DE LUDIBRIAR NÃO PAGAR SALARIO A ALTURA E FAZER REMENDOS NO SERVIÇO PÚBLICO COM FAMILIAS DE SERVIDORES MAL PAGOS E COM SALARIOS MISERÁVEIS!? UM “RESQUÍCIO” DO ANTECESSOR E COM OS PIORES PROGNOSTÍCOS/REBATER TODOS SERVIDORES PÚBLICOS EM TODAS INSTANCIAS E DIREITOS.