GP do Canadá: Mercedes de Russell leva a melhor em corrida marcada por acidente entre McLarens

GP do Canadá: Mercedes de Russell leva a melhor em corrida marcada por acidente entre McLarens

(Foto: Divulgação F1)

GP do Canadá: Mercedes de Russell leva a melhor em corrida marcada por acidente entre McLarens


George Russell conquista vitória emocionante no Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 para a Mercedes, enquanto os pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, colidem no final da corrida, com Norris abandonando a prova.

O incidente ocorreu no final da corrida, na volta 67 de 70, quando Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren, estavam se aproximando do terceiro lugar de Kimi Antonelli. A McLaren parecia ter se recuperado na corrida, mas Norris calculou mal uma tentativa de ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe. Ele atingiu a roda traseira esquerda de Piastri, danificou sua própria asa dianteira, bateu no muro do box e parou, o que levou a corrida a terminar sob safety car, confirmando a vitória de Russell.

Para chegar à vitória, o pole position Russell fez uma largada impecável. Antes da corrida, o foco estava na ameaça de banimento de Max Verstappen caso ele se envolvesse em um incidente, mas a primeira volta transcorreu sem problemas para os líderes. Mais atrás, Antonelli superou Piastri, e Norris ficou preso no pelotão após sua má qualificação.

Verstappen pressionou Russell intensamente nas primeiras voltas, mas o britânico conseguiu se distanciar na frente. Antonelli, por sua vez, mostrou ritmo suficiente para ameaçar a segunda posição de Verstappen antes que o holandês fizesse seu pit stop.

Quando a Mercedes chamou Russell e depois Antonelli para cobrir Verstappen, isso comprometeu os líderes a uma estratégia de duas paradas em um dos dias mais quentes do evento em Montreal. Piastri, que estava mais atrás nessa fase, seguiu a mesma estratégia.

Norris, que havia largado com pneus duros em uma estratégia oposta, fez um longo primeiro stint, parecendo brevemente que tentaria uma estratégia de uma parada. No entanto, ele completou um curto stint intermediário com pneus médios e subiu no grid antes de seu erro que culminou no abandono.

Russell controlou a diferença para Verstappen durante suas segundas paradas e em meio a muito tráfego de retardatários. Antonelli, por sua vez, chegou perto de ultrapassar o Red Bull novamente antes do segundo serviço e quase conseguiu na saída de sua última parada.

Charles Leclerc terminou em quinto, atrás de Piastri, na fila do safety car, tendo tentado uma estratégia semelhante à de Norris. Lewis Hamilton ficou em sexto, após ter sofrido danos no início da corrida. Fernando Alonso, Nico Hulkenberg, Esteban Ocon e Carlos Sainz completaram o top 10. Liam Lawson e Alex Albon foram os outros pilotos que abandonaram, ambos com problemas de motor.

GP do Canadá: Mercedes de Russell leva a melhor em corrida marcada por acidente entre McLarens
(Foto: Divulgação F1)

Norris Comete erro crucial e abala suas esperanças no campeonato

A tentativa tardia de Norris de tentar roubar a quarta posição de Piastri e ganhar alguns pontos no campeonato de seu companheiro de equipe teve um fim prematuro – e foi totalmente culpa dele.

Norris tinha muito ritmo e estava sendo incentivado por seu engenheiro a atacar Piastri, com os pilotos da McLaren livres para disputar posição. Depois de irem lado a lado na reta oposta e depois se alinharem atrás de Piastri na reta principal, Norris tentou se manter por dentro de Piastri, mas acabou batendo na traseira do carro do australiano.

Foi um grande erro de avaliação de Norris, que desfez todo o seu bom trabalho na corrida para se recuperar de uma classificação decepcionante, onde ele pagou o preço por muitos erros. E ele sabia que a culpa era toda sua.

“Desculpe, a culpa é toda minha”, disse Norris no rádio. “Tudo culpa minha. Azar. Desculpe. Estupidez minha.”

Em um ano em que a McLaren está dominando e as pequenas margens certamente decidirão o campeonato, este foi um erro muito, muito grande de Norris. A perda de 12 pontos para Piastri significa que Norris está agora 22 pontos atrás de seu companheiro de equipe no topo da classificação, a maior diferença até agora entre os dois pilotos.

Norris tem enfrentado bastante escrutínio sobre sua mentalidade e capacidade de lidar com a pressão. Ele respondeu a muitos desses críticos com sua excelente vitória em Mônaco, controlando a corrida na frente e revivendo suas esperanças de título. Mas isso agora foi completamente revertido em um momento; um erro caro, caríssimo no contexto de sua temporada, e que fará pouco para diminuir os holofotes sobre suas aspirações ao título.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *