Indústria reage, quadruplica contratações e impulsiona Londrina à vice-liderança de empregos no PR

Indústria reage, quadruplica contratações e impulsiona Londrina à vice-liderança de empregos no PR

(Foto: Roberto Dziura Jr)

Indústria reage, quadruplica contratações e impulsiona Londrina à vice-liderança de empregos no PR


Indústria quadruplica contratações e cidade se consolida como a 2ª maior geradora de postos de trabalho no Paraná; desburocratização e ações nos bairros impulsionaram números.

A economia de Londrina demonstrou uma resiliência impressionante ao longo de 2025. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta semana, revelam que a cidade manteve o saldo positivo na geração de empregos formais em todos os 11 meses apurados (janeiro a novembro).

No acumulado do ano, o saldo é robusto: mais de 9.200 novas carteiras assinadas, resultado que coloca Londrina como a segunda melhor cidade do Paraná no ranking de empregabilidade, superando importantes polos regionais e figurando com destaque nacional entre os municípios do interior (fora das capitais e da Grande SP).

Mesmo em novembro, mês que historicamente começa a apresentar desaceleração nas contratações, o saldo ficou no azul com 89 novas vagas (fruto de 8.101 admissões contra 8.012 desligamentos).

A retomada da Indústria

O grande destaque do relatório é a mudança de patamar do setor industrial. Enquanto em 2024 o setor patinou, gerando menos de 250 vagas no ano todo, em 2025 a indústria londrinense foi responsável por quase mil novos postos de trabalho.

Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, o número valida a estratégia de reindustrialização da gestão do prefeito Tiago Amaral. “Logo no primeiro ano da nova gestão, os efeitos positivos das ações de estímulo à indústria já são visíveis”, afirma.

O que explica o sucesso?

A Secretaria Municipal do Trabalho (SMTER) aponta três pilares para esse crescimento superior a 5% no mercado formal:

  1. Desburocratização: A Secretaria de Fazenda agilizou processos para atrair investimentos e facilitar a vida de quem quer empreender.
  2. Descentralização: Programas como o Conecta Norte levaram o balcão de empregos para dentro dos bairros, aproximando a vaga do trabalhador.
  3. Ambiente de Negócios: A parceria com a sociedade civil e o setor produtivo criou um ecossistema mais favorável.

“Nossas ações são planejadas para aproximar o cidadão das oportunidades. Somando isso ao nosso atendimento humano e acolhedor, chegamos a esse resultado expressivo que mostra que Londrina está no caminho certo”, avalia Makiolke.

Indústria reage, quadruplica contratações e impulsiona Londrina à vice-liderança de empregos no PR
(Foto: Geraldo Bubniak)

Com informações de Agência de Notícias da Prefeitura de Londrina


Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *