(Foto: Divulgação)
IPS Brasil confirma: RMC se consolida como polo de bem-estar e oportunidades no sul do país
Índice de Progresso Social (IPS) coloca a capital na 12ª posição do Brasil, à frente de SP e Florianópolis; Quatro Barras, Rio Negro e São José dos Pinhais também aparecem com boas notas.
Curitiba e sua Região Metropolitana (RMC) se consolidaram como uma das melhores áreas para se viver no Brasil. De acordo com o mais recente levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, a capital paranaense alcançou a 12ª posição no ranking nacional de qualidade de vida, com uma nota (69,8) superior à de outras grandes capitais, como São Paulo e Florianópolis. O destaque não se limitou a Curitiba: outros seis municípios da RMC, como Quatro Barras, Rio Negro e São José dos Pinhais, também obtiveram excelentes índices.
O que é o Índice de Progresso Social (IPS)?
Diferente de indicadores que medem apenas a riqueza econômica, o IPS é uma ferramenta que analisa se as necessidades reais dos cidadãos estão sendo atendidas. Baseado em quase 60 indicadores de fontes públicas, o índice avalia desde questões básicas, como moradia, água, saneamento e segurança pessoal, até fundamentos de bem-estar, como o acesso à educação e a qualidade do meio ambiente, e as oportunidades de desenvolvimento pessoal e inclusão social. O Paraná, como um todo, ficou entre os três estados mais bem colocados do Brasil.

Os pilares da qualidade de vida na região
O bom desempenho de Curitiba e das cidades vizinhas no ranking reflete os resultados positivos em diversas áreas essenciais. A pesquisa considera fatores como o acesso ao conhecimento básico, a saúde e o bem-estar da população, o acesso à informação e comunicação, e o respeito aos direitos e às liberdades individuais.
O resultado do IPS reforça a percepção da Região Metropolitana de Curitiba como um local que consegue aliar desenvolvimento econômico com um alto padrão de serviços públicos e qualidade de vida para seus cidadãos.
Com informações de Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
- Obra de Restauração em Concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira Atinge 26% de Conclusão - 21 de janeiro de 2026
- Da Festa da Uva à Procissão no Mar: confira a agenda cultural que movimenta o Paraná no fim de janeiro - 21 de janeiro de 2026
- Motor da economia: Portos do Paraná crescem 10%, batem recorde histórico e lideram avanço logístico no Brasil - 21 de janeiro de 2026

