Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lula tem evolução satisfatória após cirurgia de catarata e deve retomar agenda na segunda para abertura do Judiciário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por avaliação de rotina no primeiro dia do pós-operatório da cirurgia de catarata no olho esquerdo, realizada na sexta-feira (30). Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o exame oftalmológico feito neste sábado (31) mostrou evolução satisfatória e dentro do esperado para o período.

Detalhes da avaliação

A consulta foi realizada na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília. Após o exame, o presidente recebeu alta e foi liberado para retomar as atividades habituais a partir de segunda-feira (2), quando está prevista sua participação na sessão solene de abertura do ano Judiciário de 2026.

Próximos passos e acompanhamento

Durante o final de semana, Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, acompanhado pelas equipes médicas lideradas por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, que monitorarão a recuperação.

Publicidade

O que é a cirurgia de catarata

A catarata é um processo natural relacionado ao envelhecimento que torna o cristalino — a lente natural do olho — opaco. No procedimento cirúrgico, o cristalino é substituído por uma lente artificial para restaurar a transparência e a visão.

Histórico

O presidente já havia sido submetido ao mesmo procedimento no olho direito, em 2020. A cirurgia mais recente ocorreu na sexta-feira e o paciente recebeu alta no mesmo dia.

Alfredo R. Martins Jr. é jornalista e a voz principal do Jornal O Paranaense. Formado em Comunicação Social com especializações em Marketing e Gestão de Comunicação, possui mais de 17 anos de experiência na análise do cenário paranaense. Sua missão é traduzir a complexidade da política, economia e cultura do estado em informação clara, acessível e relevante para o leitor.
Alfredo R. Martins Jr.
Publicidade Relacionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *