Mercado aquece para Portos do Paraná: leilões na B3 têm recorde de disputas nesta quarta

Portos do Paraná

(Foto: Claudio Neves)

Disputas por três áreas no Porto de Paranaguá registraram seis concorrentes para uma das áreas e cinco para cada uma das outras duas, marcando um recorde no setor público nacional. Ao concluir os leilões desta quarta, Portos do Paraná será o primeiro porto público do Brasil com 100% da área regularizada.

Uma data histórica para o setor portuário brasileiro está marcada para esta quarta-feira, 30 de abril. Três leilões de áreas portuárias sob gestão da Portos do Paraná serão realizados na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O evento já registra marcos inéditos: segundo dados da própria B3, a participação nas disputas bateu recorde para leilões de áreas portuárias no setor público, ao atrair seis concorrentes para uma das áreas e cinco para cada uma das outras duas.

A conquista da regularização total

Além do recorde de participantes, a Portos do Paraná, empresa pública que administra os Portos de Paranaguá e Antonina, está prestes a alcançar um feito inédito no Brasil. Ao concluir com sucesso os três leilões de hoje, a Portos do Paraná se tornará o primeiro porto público do País a ter 100% de sua área totalmente regularizada. Todas as áreas leiloadas passaram por rigorosa chancela do Tribunal de Contas da União (TCU), garantindo a segurança jurídica e a transparência dos processos.

Áreas em disputa e volume de investimentos

As três áreas que vão a leilão nesta quarta são identificadas como PAR14, PAR15 e PAR25. Elas são destinadas primariamente ao armazenamento e à movimentação de granéis sólidos vegetais, com destaque para produtos como soja, farelo e milho – essenciais para o agronegócio paranaense e brasileiro. A definição dos vencedores ocorrerá com base no maior lance de outorga oferecido por cada área.

Adicionalmente aos valores da outorga, as empresas vencedoras assumirão o compromisso de realizar um volume significativo de investimentos nas três áreas concedidas. O total previsto é de R$ 2,2 bilhões em investimentos ao longo dos 35 anos de duração de cada contrato. Os primeiros aportes de capital estão previstos para ocorrer logo no período inicial da concessão, impulsionando a modernização e a capacidade operacional.

Autonomia e histórico de sucesso da Portos PR

Os leilões têm início marcado para as 10 horas, com credenciamento a partir das 9h30, e são do tipo brownfield, ou seja, envolvem áreas já existentes no Porto de Paranaguá. Juntas, as três áreas somam 169 mil metros quadrados, um espaço consideravelmente grande – equivalente a uma área maior que a do Estádio do Morumbi, em São Paulo. Um diferencial notável da Portos do Paraná é a sua capacidade de realizar seus próprios leilões, diferentemente da maioria dos portos públicos no Brasil.

Essa autonomia administrativa foi conquistada a partir de 2019, quando se tornou a primeira autoridade portuária a obter tal prerrogativa. Desde então, a Portos do Paraná já realizou cinco leilões de áreas, que resultaram na arrecadação de cerca de R$ 60 milhões em outorgas e totalizaram R$ 1,3 bilhão em contratos firmados para investimentos.

Visão da gestão e do governo

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, celebrou a alta participação nos leilões. “Isso demonstra a nossa força, a credibilidade da Portos do Paraná e a atratividade dos projetos. Uma clara demonstração da seriedade, do comprometimento, da robustez e da segurança jurídica das nossas iniciativas”, afirmou Garcia. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior também comemorou os resultados, destacando a posição de liderança da empresa pública. “É mais uma prova de que a Portos do Paraná é uma referência internacional e um modelo para o Brasil em gestão e operação portuária. É uma clara demonstração de que o estado do Paraná inova e se moderniza a todo instante”, pontuou o governador.

Destaques recentes do Porto de Paranaguá

Os leilões acontecem em um momento de expressivo crescimento e modernização do Porto de Paranaguá, que completou 90 anos em março. O porto se consolidou como o segundo maior do país em movimentação de cargas, atingindo a marca de 66 milhões de toneladas movimentadas em 2024. Atualmente, está em andamento a maior obra portuária do Brasil: o Moegão, um sistema avançado de descarregamento com investimento de R$ 600 milhões, financiado pelo BNDES, e previsão de conclusão até o final de 2025. No mês passado, o Governo do Paraná anunciou o maior investimento público direto em uma obra portuária no porto: a construção de um píer em formato de T, que adicionará mais quatro berços de atracação e ampliará a capacidade operacional.

O aporte público nesta obra é de R$ 1 bilhão, sendo o primeiro investimento direto de dinheiro público em uma obra portuária no local nas últimas cinco décadas. Uma parcela significativa do valor total necessário para o empreendimento virá dos recursos a serem aplicados pelos vencedores dos três leilões desta semana. Na vanguarda da modernização, o processo de concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá está em fase final – a primeira concessão desse tipo já realizada no Brasil, autorizada pelo TCU no último dia 23 de abril, aguardando ainda a data do leilão.

Detalhes dos leilões desta quarta-feira (30/4)

PAR14

  • 5 propostas de participantes para o leilão
  • Granéis sólidos de origem vegetal
  • 35 anos de contrato de concessão
  • Área de 82,4 mil metros quadrados
  • R$ 529 milhões (terminal) + R$ 477 milhões (infraestrutura pública) 

PAR15

  • 6 propostas de participantes para o leilão
  • Granéis sólidos de origem vegetal
  • 35 anos de contrato de concessão
  • Área de 43,2 mil metros quadrados
  • R$ 293 milhões (investimento) + R$ 311 milhões (aporte financeiro) 

PAR25

  • 5 propostas de participantes para o leilão
  • Granéis sólidos de origem vegetal
  • 35 anos de contrato de concessão
  • Área de 43,4 mil metros quadrados
  • R$ 233 milhões (terminal) + R$ 331 milhões (infraestrutura pública)

Agência Notícias do Estado do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *