(Foto: Divulgação)
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa foi selecionado para a mostra competitiva do 78º Festival de Cannes, marcando a terceira vez que o cineasta disputa o prêmio principal.
O cinema brasileiro estará representado na disputa pela Palma de Ouro no 78º Festival de Cannes com o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O anúncio da seleção do longa para a mostra competitiva foi realizado na última quinta-feira (10), em Paris, pelos organizadores do prestigioso festival francês, que acontecerá de 13 a 24 de maio, em Cannes, na França.
Histórico de Kleber Mendonça Filho em Cannes
Esta será a estreia mundial de “O Agente Secreto”. Kleber Mendonça Filho retorna a Cannes, onde já apresentou filmes aclamados como “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019). Ambos os longas também foram selecionados para a competição e disputaram a Palma de Ouro, o principal prêmio do festival. A exibição de “Aquarius” em Cannes ficou marcada por um protesto da equipe do filme contra o afastamento temporário da então presidente Dilma Rousseff. Já “Bacurau”, dirigido em parceria com Juliano Dornelles, conquistou o Prêmio do Júri no festival em 2019. Mendonça Filho também teve outros filmes selecionados como representantes do Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, como “Retratos Fantasmas” (2024) e “O Som ao Redor” (2013).
Sobre “O Agente Secreto”
Em suas redes sociais, Kleber Mendonça Filho celebrou a seleção de “O Agente Secreto” para a competição em Cannes, destacando a “equipe extraordinária”, as “filmagens inesquecíveis” e o “elenco maravilha”, com menção especial a Wagner Moura, que estrela o filme. A trama se passa na década de 1970 e acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades consideradas subversivas. O diretor descreve o filme como um mistério e suspense que tem Recife como cenário principal. O elenco conta ainda com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Udo Kier. A estreia do filme no Brasil está prevista para o segundo semestre.
Outros filmes na mostra competitiva
A mostra competitiva do 78º Festival de Cannes contará com diversos outros filmes de diretores renomados de todo o mundo. Entre os selecionados, além de “O Agente Secreto”, estão produções como “O Esquema Fenício”, de Wes Anderson, “Eddington”, de Ari Aster, “Jeunes Mères”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne, “New Vague”, de Richard Linklater, “O Mestre”, de Kelly Reichardt, entre outros.
Agência Brasil