O futuro desembarca aqui: Paranaguá recebe primeiro lote de carros elétricos da Geely após 9 anos

O Futuro Desembarca Aqui: Paranaguá Recebe Primeiro Lote de Carros Elétricos da Geely Após 9 Anos

(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

O futuro desembarca aqui: Paranaguá recebe primeiro lote de carros elétricos da Geely após 9 anos


Primeiro lote com 680 carros elétricos da Geely desembarcou no Litoral; operação reforça o crescimento do terminal e a força do setor automotivo paranaense na importação e exportação.

O Porto de Paranaguá foi o cenário de um marco para a indústria automotiva nacional: o retorno da gigante chinesa de veículos elétricos Geely ao Brasil após nove anos de ausência. O primeiro lote, com 680 carros, chegou a bordo do navio San Martin, vindo de Xangai, e desembarcou no Litoral do Paraná. A escolha do terminal paranaense para a retomada das operações da marca no país evidencia a confiança na infraestrutura e eficiência do nosso porto.

“É uma honra para a Portos do Paraná ser a porta de entrada de veículos de alta tecnologia. Isso demonstra que estamos sempre preparados para atender com eficiência o mercado automobilístico”, afirmou o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

O Futuro Desembarca Aqui: Paranaguá Recebe Primeiro Lote de Carros Elétricos da Geely Após 9 Anos
(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Infraestrutura de ponta para o mercado automotivo

A complexa operação foi realizada no berço 219, uma estrutura especializada para navios do tipo Ro-Ro, que transportam cargas sobre rodas. Essa infraestrutura é um dos motivos que consolidam Paranaguá como um hub logístico para o setor. Prova disso é que a movimentação geral de veículos no porto (importação e exportação) registrou um crescimento de mais de 20% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2024, saltando de 34,7 mil para 41,6 mil veículos.

Paraná: potência na importação e exportação de veículos

Enquanto se destaca como porta de entrada para marcas internacionais, o Paraná também reafirma sua força como um grande polo exportador. Dados do MDIC, analisados pelo Ipardes, mostram que as vendas de carros produzidos no estado para outros países cresceram impressionantes 73,7% entre janeiro e maio de 2025. O principal motor desse crescimento foi a Argentina, que aumentou em 464% a compra de veículos paranaenses, consolidando o nosso estado como um protagonista no comércio automotivo do Mercosul.

o


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *