(Foto: Roberto Dziura Jr)
Ofensiva diplomática: Piana reúne cônsules e apresenta o Paraná como parceiro estratégico global
Encontro com representantes de 34 países reforça laços para atração de investimentos e intercâmbio cultural; pauta do dia também incluiu melhorias em escolas para as eleições.
O governador em exercício, Darci Piana, se reuniu nesta quarta-feira (9) com o Corpo Consular do Paraná para reafirmar o compromisso do Estado em fortalecer as relações internacionais. Durante o encontro no Palácio Iguaçu, Piana apresentou dados sobre o crescimento econômico e destacou como as parcerias com outros países são fundamentais para o desenvolvimento. Ele citou como exemplo o programa Ganhando o Mundo, que neste ano envia 1,3 mil estudantes da rede pública para intercâmbio, como um fruto direto dessa boa relação diplomática.
O papel do corpo consular no desenvolvimento do Estado
Atualmente, o Paraná abriga 42 consulados que representam 34 países, desempenhando um papel estratégico na conexão do estado com o mundo. O novo presidente da Sociedade do Corpo Consular, Marcelo Grendel Guimarães, ressaltou que a proximidade com o governo é primordial.
“É primordial manter um relacionamento próximo para que possamos manter nosso trabalho em prol dos países representados aqui, mas também visando o desenvolvimento do Paraná”, disse. As representações consulares são pontes para novos negócios, investimentos, além de trocas culturais e científicas.

Em pauta, melhorias em escolas para as eleições
A agenda do governador em exercício no mesmo dia incluiu uma reunião com os chefes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Tribunal de Justiça e Ministério Público. A pauta foi a busca por soluções para melhorar a infraestrutura das mais de 4,8 mil escolas que servem como locais de votação no Paraná.
Após um relatório do TRE apontar a necessidade de melhorias, principalmente de acessibilidade, ficou definido que um grupo de trabalho entre as secretarias de estado irá discutir as adequações necessárias para garantir mais conforto e segurança para os eleitores.