Paixão pelo chocolate: pesquisa traça perfil do consumidor de ovos de Páscoa

pesquisa consumo de chocolate

(Foto: Paulo Pinto)

Levantamento aponta que 21% das pessoas com renda de até um salário mínimo já efetuaram a compra.

Uma pesquisa realizada pela Nexus, intitulada “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, divulgada nesta sexta-feira (11) em São Paulo, revela que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de Páscoa este ano. O estudo indica que o gasto médio com chocolates em geral deverá ser de R$ 59,00, com cada consumidor desejando adquirir, em média, três produtos.

Hábitos de consumo de ovos de Páscoa

Um dado curioso da pesquisa aponta que 43% dos brasileiros nunca compraram um ovo de Páscoa sequer. Em contrapartida, 37% afirmam adquirir o produto sempre, e outros 19% o fazem ocasionalmente. O principal motivo para não comprar ovos ou outros tipos de chocolate foi o preço elevado, mencionado por 36% dos entrevistados. Essa preocupação com o valor do produto foi ainda mais expressiva entre os jovens de 18 a 24 anos, atingindo 43% dessa faixa etária.

Perfil dos consumidores assíduos

A pesquisa também identificou que o hábito de consumir ovos de chocolate todos os anos é mais comum entre moradores da região Sudeste (40%), pessoas com idades entre 35 e 40 anos (44%), famílias com renda acima de cinco salários mínimos (49%) e lares com filhos menores de 18 anos (50%).

Pico de compras se concentrará até o dia 20

O levantamento revela que, entre os 52% que desejam comprar ovos de Páscoa neste ano, 18% já realizaram a compra. A maioria, 34%, planeja ir às lojas até o domingo de Páscoa, dia 20 de abril. Uma curiosidade do estudo é que 21% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo já efetuaram suas compras de Páscoa. Em contraste, 45% das pessoas com maior renda (acima de cinco salários mínimos) ainda não adquiriram nem ovos nem outros chocolates para a data.

Intenção de compra de outros chocolates

A pesquisa também indica que, entre os 45% dos entrevistados que desistiram de comprar ovos de Páscoa este ano, quase metade (21%) ainda pretende adquirir outros tipos de chocolate. Por outro lado, 27% não planejam nenhuma compra de chocolate para a Páscoa.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa da Nexus consultou duas mil pessoas em todo o território nacional, com idades a partir de 18 anos, no período de 27 a 31 de março de 2025. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *