(Foto: Remo Casilli)
Francisco apareceu no Vaticano para a bênção Urbi et Orbi e fez apelos por libertação de prisioneiros e fim da violência em conflitos globais.
O Papa Francisco apareceu neste domingo (20), no Vaticano, para a tradicional bênção Urbi et Orbi, momento em que desejou Feliz Páscoa a todos. Em sua mensagem, o pontífice fez apelos contundentes em relação a conflitos em diversas partes do mundo.
Apelos por paz e libertação
Francisco pediu a libertação de prisioneiros de guerra e presos políticos, reiterando a importância de esforços contínuos para alcançar uma paz justa e duradoura na Ucrânia. De forma específica, o Papa fez um apelo por um cessar-fogo imediato em Gaza, descrevendo a situação na região como “dramática”. Ele apareceu na Praça de São Pedro ao final da missa de Páscoa, que foi celebrada por um assistente. Em um gesto surpresa, o Papa ainda fez um passeio pela Praça de São Pedro no papamóvel, cumprimentando os milhares de fiéis presentes. A bênção Urbi et Orbi é uma das mais solenes da Igreja Católica, concedida em datas importantes como Páscoa e Natal, e se estende a toda a Igreja e ao mundo.
Encontro com vice-presidente dos EUA
Na manhã deste domingo, o Papa Francisco teve uma reunião privada com o vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), JD Vance. De acordo com comunicado do Vaticano, o encontro foi breve, durando alguns minutos, e teve como objetivo a troca de saudações de Páscoa. A nota do Vaticano mencionou que Vance, que é católico, já teve divergências com o pontífice em relação a políticas de imigração do governo anterior nos EUA. O escritório de Vance confirmou o encontro em uma breve declaração. O Papa e autoridades do Vaticano já haviam criticado anteriormente algumas políticas da gestão de Donald Trump, como planos de deportação e cortes em programas de ajuda internacional.
Agência Brasil