Paraná: abril teve comportamento típico de outono com chuvas irregulares e temperaturas mais amenas

Tempo Paraná

(Foto: Geraldo Bubniak)

As temperaturas mínimas, geralmente registradas ao amanhecer, ficaram dentro do esperado para o mês. As máximas, entretanto, que ocorrem por volta das 14h ou 15h, tiveram declínio significativo em praticamente todas as regiões paranaenses, o que impactou nas temperaturas médias. Três cidades registraram as menores temperaturas médias para abril desde 2018.

Abril de 2025 no Paraná seguiu a tendência esperada para o outono em alguns aspectos, como a irregularidade das chuvas, mas surpreendeu em outros, principalmente no comportamento das temperaturas. Dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostram que, enquanto as temperaturas mínimas ficaram geralmente dentro do esperado, as máximas registraram um declínio significativo em quase todas as regiões do estado, impactando diretamente as temperaturas médias do mês.

Temperaturas de abril em análise

A análise do Simepar revelou que as temperaturas mínimas, típicas do amanhecer, se mantiveram próximas à média histórica em praticamente todo o Paraná durante abril. Exceções foram observadas no Norte dos Campos Gerais, próximo a Telêmaco Borba, onde a mínima ficou cerca de 1,6°C acima da média histórica, e em Foz do Iguaçu e Cascavel, que registraram mínimas 1,5°C e 1,2°C abaixo do esperado para o mês, respectivamente.

O grande diferencial de abril de 2025, no entanto, foram as temperaturas máximas. Ao contrário das mínimas, elas ficaram abaixo da média histórica em quase todas as regiões paranaenses. O destaque negativo foi a região de Maringá, que teve um declínio de 3,3°C nas temperaturas máximas em comparação à média histórica para abril. Todo o Noroeste do Paraná, assim como as regiões de Guaraqueçaba e Guarapuava, registraram temperaturas máximas entre 2°C a 3°C abaixo da média do mês.

Em relação às temperaturas médias, a maior parte do estado também seguiu a média histórica para abril. Contudo, nas regiões próximas a Cascavel e Maringá, a temperatura média ficou um grau acima do que é historicamente registrado. O impacto do declínio das máximas foi sentido de forma mais acentuada em três cidades, que atingiram as menores temperaturas médias para o mês de abril desde o início da série histórica do Simepar em 2018: Altônia registrou 22,2°C, Laranjeiras do Sul 18,6°C, e Loanda 23°C. “O declínio das temperaturas máximas em todo o estado, principalmente na região Noroeste do estado, impactou diretamente a temperatura média destas cidades”, explicou Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

Chuvas irregulares no estado

A distribuição das chuvas em abril no Paraná foi marcada pela irregularidade, um comportamento típico da estação de outono. Na metade Norte do estado, os acumulados de chuva seguiram, em geral, a média prevista. Algumas cidades, no entanto, registraram volumes significativamente acima do esperado: em Umuarama, choveu 68 mm, superando os 56 mm previstos; e em Cianorte, foram 124 mm, bem acima dos 74,9 mm esperados para o mês.

Já na metade Sul do estado, a irregularidade foi mais acentuada e algumas cidades tiveram pouca precipitação. Cascavel registrou apenas 49,2 mm de chuva, muito abaixo dos 139 mm esperados para abril de 2025. Foz do Iguaçu teve um cenário similar, com somente 48,6 mm de chuva contra os 151 mm previstos. No Litoral, Guaratuba registrou 126 mm, ainda abaixo dos 205 mm esperados. Outras cidades da metade Sul, como Palmas, tiveram chuva ligeiramente acima da média, com 173,8 mm registrados contra 152 mm esperados.

A capital paranaense, Curitiba, teve um volume de chuva ligeiramente abaixo do esperado para o mês, registrando 68,8 mm contra a média de abril que é de 84 mm. Apesar das variações regionais, o meteorologista Paulo Barbieri ressaltou que “Foram chuvas irregulares típicas da estação, os acumulados de chuva seguiram a média histórica”, indicando que, no geral, o padrão de irregularidade se manteve dentro do esperado.

Agência Notícias do Estado do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *