(Foto: Foto: Daniel Castellano
Paraná aquece turismo de inverno: Governo e setor hoteleiro se unem para atrair visitantes
Seminário em Curitiba une esforços para destacar gastronomia, belezas naturais e infraestrutura do Estado como diferenciais competitivos, incentivando a visitação durante a estação mais fria e charmosa do ano.
Com a chegada das baixas temperaturas que convidam a um bom prato e um ambiente acolhedor, o Paraná busca consolidar-se como um destino de destaque para o turismo de inverno. O governador em exercício, Darci Piana, participou nesta sexta-feira (30) da abertura do seminário “Juntos pelo fortalecimento do turismo de inverno no Paraná“, em Curitiba, um evento que visa valorizar o potencial turístico das cidades paranaenses nos meses mais frios.
O seminário tem como objetivo principal unir esforços entre o governo, empresários e entidades do setor para promover o turismo de inverno como um diferencial competitivo do Estado. A meta é dar mais visibilidade aos potenciais locais e incentivar o fluxo de visitantes, especialmente os internos, nos meses mais frios do ano. A expectativa é que essas iniciativas fortaleçam a economia local e valorizem as tradições culturais paranaenses.
“O Governo do Estado se reúne com o empresariado e as entidades representativas do setor para promover o turismo em todo o Estado. Temos um potencial gigantesco em mãos, que é o turismo de inverno, que precisa ser comunicado em todo o País”, ressaltou Piana. Ele acrescentou que, com planejamento e uma campanha efetiva, é possível colocar o Paraná no mapa nacional desse segmento.
Gastronomia, natureza e estrutura: diferenciais do Paraná
Um dos grandes potenciais a serem explorados é a gastronomia. A chef Manu Buffara, convidada do evento, ministrou uma palestra sobre as possibilidades da culinária sazonal como atrativo turístico, destacando a importância dos ingredientes regionais e da hospitalidade característica da estação.
Além da gastronomia, o Paraná oferece outros atrativos com grande potencial, como o ecoturismo, a rica cultura local e diversas experiências rurais. Destinos como Curitiba (a capital mais fria do Brasil), a Serra de São Luiz do Purunã, o Caminho do Vinho, a Colônia Witmarsum e a cidade de Prudentópolis são apenas alguns exemplos de locais que prometem encantar quem busca aproveitar o frio.
Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Paraná, enfatizou o charme da estação e os diferenciais do Estado. “O inverno é uma estação muito charmosa, e o Paraná tem muito a oferecer em comparação a outros destinos. Além das belezas e do frio, temos excelentes estruturas para receber os turistas, lugares lindos para visitar, hotelaria com um preço muito bom e gastronomia diversificada”, disse.

Campanha nacional e programação do seminário
O Governo do Estado está com uma campanha publicitária nacional para promover o turismo de inverno no Paraná. A campanha, que inclui três vídeos, destaca o Museu Oscar Niemeyer, grupos étnicos como a comunidade ucraniana de Prudentópolis, as Cataratas do Iguaçu, o lavandário de Carambeí e as delícias gastronômicas da estação.
“A nossa campanha está com inserções nacionais para chamar os brasileiros a passarem o inverno no Paraná. Quando se fala na estação, já vem em mente o Sul do Brasil, porque o clima frio é um produto também”, destacou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. Ele afirmou que a mídia nacional, somada à estrutura de qualidade e segurança do Estado, fará o turismo de inverno crescer.
A página do Viaje Paraná (www.viajeparana.com/InvernonoParana), iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo, também conta com um link que destaca os atrativos do Estado para a estação.
A programação do seminário incluiu painéis com apresentações de representantes de diversas cidades paranaenses, que compartilharam suas iniciativas e propostas voltadas ao turismo de inverno. O evento foi promovido pela seccional do Paraná da Abrasel, com o apoio do Governo do Estado (Secretaria de Estado do Turismo e Viaje Paraná), Fecomércio-PR, Sebrae/PR, e outras importantes entidades do setor turístico e empresarial.