(Foto: SEES)
Paraná celebra recorde de atletas nos Jogos Paradesportivos e Curitiba leva título geral
Com mais de 2,4 mil participantes e 30 modalidades disputadas, a 13ª edição dos Jogos consagrou a capital como campeã geral e reforçou o papel do Estado como referência nacional em esporte inclusivo.
Curitiba celebrou neste domingo (18) a conquista do título de campeã geral da 13ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). A competição, que reuniu atletas de todas as regiões do estado em Foz do Iguaçu, chegou ao fim com a capital paranaense somando 498 pontos e garantindo o primeiro lugar no pódio geral. Cascavel ficou em segundo, com 355 pontos, e Maringá em terceiro, com 451 pontos.
Organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), os Jogos Paradesportivos de 2025 foram marcados por um recorde de participação, mobilizando mais de 2,4 mil pessoas entre atletas, técnicos e membros de delegações nas suas duas etapas. A segunda fase da competição, realizada em Foz do Iguaçu, contou com provas decisivas em diversas modalidades, como parataekwondo, paracanoagem, dragon boat, bocha, atletismo e handebol.
Valorização e inclusão no esporte
A competição reforça o compromisso do Paraná com a valorização e a inclusão de atletas com deficiência. Durante a cerimônia de encerramento, o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros Del Rei, destacou a importância do evento para o esporte inclusivo no estado. “O Paraná tem um olhar especial para o paradesporto. Estamos avançando com investimentos em centros de referência, equipamentos especializados, apoio a universidades e ações que ampliem ainda mais o acesso ao esporte para todos”, afirmou.
O Paraná tem se consolidado como referência nacional nesta área, resultado de investimentos contínuos do Governo do Estado em programas de incentivo e fomento ao esporte, como o Proesporte, e de apoio direto a atletas e treinadores por meio de bolsas do Geração Olímpica e Paralímpica.
Cristiano Barros Del Rei também aproveitou a ocasião para anunciar que Foz do Iguaçu será novamente a cidade-sede dos Jogos Paradesportivos em 2026, confirmando a parceria bem-sucedida com o município e o sucesso da edição deste ano.

Campeões por modalidade na segunda etapa
Confira as cidades campeãs em cada modalidade disputada na segunda etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná:
- Atletismo Paradesportivo:
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Telêmaco Borba
- Bocha Paralímpica:
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Curitiba
- Dragon Boat Feminino:
- Londrina
- Handebol em Cadeira de Rodas:
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Maringá
- Handebol Intelectual Masculino (DI):
- Curitiba
- Paracanoagem:
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Cascavel
- Parataekwondo:
- Feminino: Cascavel
- Masculino: Maringá
Documentos oficiais, resultados detalhados, boletins, classificação final e outras informações sobre a 13ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná estão disponíveis para consulta no site oficial da Secretaria de Estado do Esporte.
Com informações de Agência de Notícias do Estado do Paraná
- Paraná amplia liberdade econômica: 975 atividades agora têm dispensa de alvarás e licenças - 3 de outubro de 2025
- A trilha sonora de uma geração: Paralamas celebram 40 anos com show de clássicos em Curitiba - 3 de outubro de 2025
- Litoral recebe mais de 1.100 atletas para a grande celebração do esporte sênior - 3 de outubro de 2025